Lançoni
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Festa Literária Capital da Amizade será aberta terça-feira com inauguração de Gelotecas

O lançamento acontecerá às 9h na Biblioteca Rocha Pombo

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Festa Literária Capital da Amizade será aberta terça-feira com inauguração de Gelotecas
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 22 de abril de 2024 às 16h22 - Modificado em 22 de abril de 2024 às 16h25
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Lançoni
Porto Camargo

A segunda edição da Festa Literária Capital da Amizade (Flica) será lançada na próxima terça-feira (23), às 9h, na Biblioteca Rocha Pombo (que fica no segundo andar do Centro Cultural Vera Schubert). A abertura do evento terá uma ação especial: a apresentação do projeto Geloteca – geladeiras que foram transformadas em bibliotecas e serão instaladas em locais de grande concentração de pessoas, que poderão retirar exemplares, levar para casa, ler, e devolver.

O projeto inicia com três Gelotecas, com geladeiras que foram doadas por uma empresa e passaram por um processo de envelopamento com arte especialmente criada para o programa de literatura itinerante, como explica o secretário Rodrigo Fernandes Pereira. “Em cada uma delas serão colocados entre 60 e 80 livros com temas diversos: literatura brasileira e estrangeira, autoajuda, romances, enfim, direcionadas a um público de adolescentes, jovens e adultos”, detalha.

O secretário comenta que os locais para instalação das Gelotecas ainda não foram definidos, porém devem ser escolhidos locais fechados, seguros, protegidos de intempéries, já que os livros são objetos que requerem certos cuidados.

“Estamos muito felizes com esse projeto e esperamos que seja um sucesso. Entre outras vantagens, a leitura proporciona paz e tranquilidade às pessoas. E foi pensando nisso que criamos a Geloteca. Dependendo da demanda, iremos lutar para construir mais peças e distribuir em mais locais”, observa.

Os livros fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal Rocha Pombo, que recebe doações da comunidade. “Caso mais pessoas queiram doar livros, nós aceitamos de bom grado. Só pedimos para que não tragam livros didáticos e técnicos. Após o recebimento, eles passam por um processo de cadastramento e recebem um carimbo indicando que pertence à Biblioteca Rocha Pombo, assim a pessoa vai identificar e lembrar de devolver os exemplares para as Gelotecas”, analisa o secretário.

SERVIÇO – FESTA LITERÁRIA CAPITAL DA AMIZADE 2024 – Lançamento do Projeto Geloteca – Local: Biblioteca Municipal Rocha Pombo – Centro Cultural Vera Schubert – Data: 23/04/2024 – terça-feira – Horário: 9h – Evento aberto à comunidade.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel