Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Sicred
Foto: Assessoria PMU
Redação Publisher do OBemdito

Formação qualifica professores das escolas de tempo Integral para aulas de robótica

Uma formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Robomind, iniciou a qualificação de professores que […]

Foto: Assessoria PMU
Formação qualifica professores das escolas de tempo Integral para aulas de robótica
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de abril de 2024 às 17h46 - Modificado em 23 de abril de 2024 às 17h47
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Lançoni
9 Espetaria
Cupom Local
Porto Camargo

Uma formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Robomind, iniciou a qualificação de professores que aplicam conceitos de robótica aos alunos da rede municipal, neste ano letivo. As aulas de robótica acontecem em contraturno escolar, no acompanhamento pedagógico de Matemática em estabelecimentos de tempo integral – escolas municipais Benjamin Constant, Evangélica e Tempo Integral.

Os docentes iniciaram nesta sexta-feira (19), a formação que acontecerá em dois momentos. “Nessa qualificação, os professores conheceram a proposta pedagógica de implantação da robótica no contexto escolar, além de vivenciar na prática momentos de ensino e aprendizagem com o material que será utilizado nas turmas do 1º ao 5º ano do Fundamental I”, explicou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Além das formações iniciais previstas, os professores e a equipe gestora das escolas contarão com o acompanhamento e assessoramento presencial da equipe da Robomind, em momentos pré-agendados. A empresa oferece ferramentas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante ao aluno e também para preparar os professores para a sala de aula, com acompanhamento contínuo de uma equipe pedagógica ao longo do desenvolvimento das oficinas.

Os materiais e projetos desenvolvidos pela Robomind utilizam a metodologia 2CEs e currículo baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Conforme essa metodologia, o conteúdo didático para construção de cada aula é dividido em quatro momentos – de contextualizar, construir, experienciar e evoluir.

Neles, Ciência e Tecnologia são discutidas a partir de situações reais, oportunizando o pensamento sobre o contexto e principalmente como e por que foi desenvolvido. Avança para a construção de protótipos robóticos para simular tecnologias, testa as possibilidades de programação com os alunos – definindo as ações que o robô executará, analisando cada função e recurso e estimula os estudantes a utilizarem as experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel
Pós Unialfa