Foto: Assessoria PMU

Cotidiano

Formação qualifica professores das escolas de tempo Integral para aulas de robótica

Foto: Assessoria PMU
Formação qualifica professores das escolas de tempo Integral para aulas de robótica
Redação
OBemdito
23 de abril de 2024 17h46

Uma formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Robomind, iniciou a qualificação de professores que aplicam conceitos de robótica aos alunos da rede municipal, neste ano letivo. As aulas de robótica acontecem em contraturno escolar, no acompanhamento pedagógico de Matemática em estabelecimentos de tempo integral – escolas municipais Benjamin Constant, Evangélica e Tempo Integral.

Os docentes iniciaram nesta sexta-feira (19), a formação que acontecerá em dois momentos. “Nessa qualificação, os professores conheceram a proposta pedagógica de implantação da robótica no contexto escolar, além de vivenciar na prática momentos de ensino e aprendizagem com o material que será utilizado nas turmas do 1º ao 5º ano do Fundamental I”, explicou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Além das formações iniciais previstas, os professores e a equipe gestora das escolas contarão com o acompanhamento e assessoramento presencial da equipe da Robomind, em momentos pré-agendados. A empresa oferece ferramentas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante ao aluno e também para preparar os professores para a sala de aula, com acompanhamento contínuo de uma equipe pedagógica ao longo do desenvolvimento das oficinas.

Os materiais e projetos desenvolvidos pela Robomind utilizam a metodologia 2CEs e currículo baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Conforme essa metodologia, o conteúdo didático para construção de cada aula é dividido em quatro momentos – de contextualizar, construir, experienciar e evoluir.

Neles, Ciência e Tecnologia são discutidas a partir de situações reais, oportunizando o pensamento sobre o contexto e principalmente como e por que foi desenvolvido. Avança para a construção de protótipos robóticos para simular tecnologias, testa as possibilidades de programação com os alunos – definindo as ações que o robô executará, analisando cada função e recurso e estimula os estudantes a utilizarem as experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas.

(Assessoria PMU)

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