Foto: PMU
Desde 2011 a Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria leva literatura, teatro e outras manifestações artísticas a crianças e adolescentes, principalmente a estudantes da rede pública de educação. E a rodada 2024, com o tema ‘Literatura e Diversidade’ foi lançada na manhã desta quinta-feira (18) no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em evento coordenado pela professora e escritora Angela Russi.
O respeito às diferenças e a aceitação do próximo como ele é a mensagem principal do teatro de fantoches apresentado aos alunos e convidados, como o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, e a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.
“Para nós é sempre motivo de orgulho termos a Biblioteca Itinerante, uma ação premiada e que serve de referência para outras localidades Brasil afora. Parabéns a toda equipe da Secretaria de Educação e principalmente à equipe de profissionais que trabalharam mais uma vez com a Angela para que tudo ficasse tão perfeito para nossas crianças”, comentou Pozzobom.
A secretária de Educação falou sobre a importância da leitura e do projeto, que leva a oportunidade de os estudantes terem acesso a livros importantes, revistas, gibis e publicações diversas que os transporta para o mundo mágico da literatura.
“Nesses 23 anos tivemos a satisfação de apresentar o mundo da leitura não só a nossos alunos [da rede pública municipal], mas também de escolas e instituições particulares. Projetos como este merecem todo nosso carinho e respeito”, afirmou.
Idealizadora e coordenadora do projeto, Angela Russi fez um breve balanço dos temas apresentados nesses anos de Biblioteca Itinerante.
“Desde o clássico Monteiro Lobato, passando pelo incrível Ziraldo, que acabou de nos deixar, passamos por Vinícius de Moraes e Maurício de Souza, com temas que seguramente contribuíram para alicerçar o aprendizado de milhares de crianças – mais de 130 mil pessoas já passaram pelo ônibus-biblioteca – e estamos sempre cada vez mais empolgados. Agradeço a todos que se dedicaram em nossa jornada pela educação: diretoras, coordenadoras, professores, alunos, estagiárias, locutores, doadores de livros, tantos voluntários, todos unidos em prol da difusão da cultura”, resumiu.
A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2018 transformou-se em Programa Municipal Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria por meio de Lei 4281.
“Temos como objetivo principal possibilitar aos profissionais da educação e aos alunos o acesso à informação, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento pessoal, social, cultural, intelectual e artístico, contribuindo para formação de cidadãos leitores”, indica, explicando que o trabalho é realizado em um ônibus adaptado para transportar livros e receber a população em geral nos bairros e distritos de Umuarama.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais