Foto: PMU

Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria explora literatura e diversidade em Umuarama

Ônibus adaptado em biblioteca estimula a leitura entre alunos da rede municipal de ensino

Redação Publisher do OBemdito
Foto: PMU
Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria explora literatura e diversidade em Umuarama
Redação
OBemdito
19 de abril de 2024 08h42

Desde 2011 a Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria leva literatura, teatro e outras manifestações artísticas a crianças e adolescentes, principalmente a estudantes da rede pública de educação. E a rodada 2024, com o tema ‘Literatura e Diversidade’ foi lançada na manhã desta quinta-feira (18) no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em evento coordenado pela professora e escritora Angela Russi.

O respeito às diferenças e a aceitação do próximo como ele é a mensagem principal do teatro de fantoches apresentado aos alunos e convidados, como o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, e a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

“Para nós é sempre motivo de orgulho termos a Biblioteca Itinerante, uma ação premiada e que serve de referência para outras localidades Brasil afora. Parabéns a toda equipe da Secretaria de Educação e principalmente à equipe de profissionais que trabalharam mais uma vez com a Angela para que tudo ficasse tão perfeito para nossas crianças”, comentou Pozzobom.

A secretária de Educação falou sobre a importância da leitura e do projeto, que leva a oportunidade de os estudantes terem acesso a livros importantes, revistas, gibis e publicações diversas que os transporta para o mundo mágico da literatura.

“Nesses 23 anos tivemos a satisfação de apresentar o mundo da leitura não só a nossos alunos [da rede pública municipal], mas também de escolas e instituições particulares. Projetos como este merecem todo nosso carinho e respeito”, afirmou.

Idealizadora e coordenadora do projeto, Angela Russi fez um breve balanço dos temas apresentados nesses anos de Biblioteca Itinerante.

“Desde o clássico Monteiro Lobato, passando pelo incrível Ziraldo, que acabou de nos deixar, passamos por Vinícius de Moraes e Maurício de Souza, com temas que seguramente contribuíram para alicerçar o aprendizado de milhares de crianças – mais de 130 mil pessoas já passaram pelo ônibus-biblioteca – e estamos sempre cada vez mais empolgados. Agradeço a todos que se dedicaram em nossa jornada pela educação: diretoras, coordenadoras, professores, alunos, estagiárias, locutores, doadores de livros, tantos voluntários, todos unidos em prol da difusão da cultura”, resumiu.

Sobre a biblioteca

A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2018 transformou-se em Programa Municipal Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria por meio de Lei 4281.

“Temos como objetivo principal possibilitar aos profissionais da educação e aos alunos o acesso à informação, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento pessoal, social, cultural, intelectual e artístico, contribuindo para formação de cidadãos leitores”, indica, explicando que o trabalho é realizado em um ônibus adaptado para transportar livros e receber a população em geral nos bairros e distritos de Umuarama.

Os temas desenvolvidos foram:

  • 2011 – Contação de Histórias
  • 2012 – Monteiro Lobato: Vida e Obra
  • 2013 – Vinicius de Moraes: 100 anos do Poetinha
  • 2013 – Ziraldo: 80 anos do menino malucão
  • 2014 – Biblioteca foi desativada e retornou em 2015
  • 2015 – 60 anos de Umuarama, Umuaraminha conta a história
  • 2016 – Contos de Fadas: Histórias Eternas
  • 2017 – Maurício de Sousa, o pai da Turma da Mônica
  • 2018 – O Superpoder da Literatura
  • 2019 – Literatura e Cinema
  • 2020 – Projeto adiado devido à pandemia
  • 2021 – Projeto adiado devido à pandemia
  • 2022 – Lendas Folclóricas
  • 2023 – Griôs e contos africanos
  • 2024 – Literatura e Diversidade

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.