Foto: UniAlfa Faculdade

Umuarama

UniAlfa estabelece convênio de cooperação com o Juizado Especial da Comarca de Umuarama

Os alunos da faculdade, supervisionados por professores/advogados, atuarão na triagem e no atendimento de causas de até vinte 20 salários mínimos

Foto: UniAlfa Faculdade
UniAlfa estabelece convênio de cooperação com o Juizado Especial da Comarca de Umuarama
Jaqueline Mocelin
OBemdito
16 de abril de 2024 17h51

A UniAlfa, através do curso de graduação em Direito, e o Juizado Especial do Fórum da Comarca de Umuarama celebraram, na última quinta-feira (11), a assinatura de Termo de Cooperação Técnica visando a realização de ações e projetos que envolvam alunos e docentes da faculdade.

Eles atuarão na triagem e no atendimento supervisionado pelos professores/advogados do colegiado do curso em causas de até vinte 20 salários mínimos, nas quais não se faz obrigatória a presença de advogados.

O propósito da UniAlfa com o convênio é fomentar a vivência acadêmica em casos práticos e, consequentemente, relacionar a teoria à prática, contribuindo gratuitamente com o atendimento à comunidade de Umuarama e da região. Desta forma, a faculdade cumprirá com um de seus papéis fundamentais que é aproximar a academia da sociedade.

A celebração da assinatura contou com a presença do Dr. Jair Botura, Juiz de Direito e Supervisor dos Juizados Especiais da Comarca de Umuarama; da Dra. Fabiana Garcez Cabral, secretária dos Juizados; do Professor Roberto Catarin, Diretor na UniAlfa; da Professora Rosane Meyer, Coordenadora do Curso, além de docentes e acadêmicos de Direito da UniAlfa.

Para o Dr. Jair Antônio Botura, o convênio firmado “tem salutar importância, tanto para o Poder Judiciário, como para a Instituição de Ensino por atender aos seus interesses mútuos no sentido de uma prestação jurisdicional célere e eficiente ao jurisdicionado desassistido de advogado. Além disso, proporcionará aos acadêmicos do curso de Direito a realização de um estágio real voltado para a formação de profissionais da área jurídica conscientes da relevância social e humanística dessa nobre atividade”.

O Juiz acrescenta: “Externamos nossos agradecimentos à Direção e Coordenação da renomada Instituição de Ensino convenente, diante da inestimável colaboração de relevante valor social, que prestará aos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública desta Comarca, integrada pelos Municípios de Umuarama, Douradina, Perobal, e Maria Helena”.

A coordenadora a professora Rosane Meyer compartilha da mesma visão. “A celebração deste importante convênio entre a unidade de Juizados Especiais da comarca de Umuarama e a UniAlfa contribui de forma relevante para o aprendizado dos nossos alunas e alunas, permitindo que adquiram experiência e desenvolvam suas habilidades no ambiente jurídico. Por isso, estamos muito gratos pela confiança depositada pelo Dr. Jair Antônio Botura em nossa Instituição”.

O convênio trará melhorias no atendimento à população, contribuindo com o desenvolvimento do grande volume de trabalho enfrentado pelo Juizado Especial. Além disso, haverá uma maior agilidade no atendimento ao cidadão que procura os juizados para promover uma reclamação.

A UniAlfa fomenta os convênios de cooperação pedagógica e técnica como recurso de grande relevância no processo de formação, que auxiliarão a instituição no desenvolvimento acadêmico direcionado para o mercado de trabalho, não estando presentes apenas no curso de Direito, mas nos demais cursos de graduação do portfólio, como em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Marketing, Processos Gerenciais, Sistemas para Internet, Gestão de Recursos Humanos e Gestão em Saúde.

Foto: UniAlfa Faculdade

(Informações: Assessoria UniAlfa)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.