Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Agência do Trabalhador anuncia dois novos cursos grátis com certificação

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Agência do Trabalhador anuncia dois novos cursos grátis com certificação
Redação
OBemdito
17 de abril de 2024 10h44

Mais dois cursos grátis, com poucas vagas disponíveis, foram anunciados na tarde desta terça-feira (16) pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação: o primeiro é de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, em julho, e Soldador, em agosto. As capacitações são fruto de parceria entre a Agência do Trabalhador e o Sindicato Rural de Umuarama – que inclusive acabaram de oferecer também o curso de receitas sem glúten e sem lactose, que foi um sucesso.

O secretário Junior Ceranto comenta que os cursos já estão sendo anunciados com bastante antecedência para que os interessados possam ficar atentos aos documentos a serem apresentados na hora da inscrição e também para que a Secretaria, por meio da Agência do Trabalhador, possa analisar quais são as principais demandas.

“Estamos sempre investindo em capacitações, cursos, treinamentos e formações que aumentem as oportunidades de os profissionais conseguirem uma vaga de emprego ou conquistarem uma promoção”, observou.

O diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson, conta que serão ofertadas oito ou nove vagas para cada uma das capacitações. “São admitidos poucos alunos por turma para garantir um aprendizado de alto padrão, com os rigores exigidos tanto pela administração municipal quanto pelo Sindicato Rural, por meio do Senar”, afirma.

E segue: “Para ambos os cursos o participante tem que ser maior de 18 anos e ser alfabetizado, além de alguns detalhes específicos que devem ser observados. Por exemplo, para o curso de manutenção de tratores, o aluno deve já ter conhecimento básico desta máquina (não é direcionado para aprendizes)”, detalha.

O curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, com foco na NR 31.12 (que aborda máquinas e equipamentos) será entre os dias 17 e 19 de julho, das 8h às 17h, com duração total de 24 horas. “O aluno vai aprender técnicas de operação e de manutenção de um trator agrícola de pneus. Entre os conteúdos estão legislação e normas de segurança e primeiros socorros, simbologia universal, comandos e controles da plataforma do operador, entre outros.”, indica Frasson.

Já o curso de Soldador será entre os dias 5 e 8 de agosto, também das 8h às 17h, onde o participante vai conhecer uma máquina de solda de eletrodo revestido em detalhes, junto com todos os seus EPIs (equipamentos de proteção industrial) de uso obrigatório.

“Este curso é voltado para pessoas que trabalham em agroindústrias, que vai abordar corrente elétrica ideal para a soldagem em metais de diferentes espessuras, bem como a utilização de ferramentas como esmerilhadeira e escova de aço – tudo na prática”, observa o diretor, acrescentando que as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp do Sindicato Rural – (44) 98455-8601.

SERVIÇO – CURSOS GRÁTIS:

Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Soldador

Promoção: Agência do Trabalhador e Sindicato Rural de Umuarama
Informações: (44) 3621-1100 – Inscrições: (44) 98455-8601.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.