Lançoni
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama oferece incentivos em capacitação para feirantes e produtores rurais

Secretaria de Agricultura vai oferecer, de graça, apoio para quem quiser ter certificação de inspeção municipal

Foto: PMU
Foto: PMU
Prefeitura de Umuarama oferece incentivos em capacitação para feirantes e produtores rurais
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de abril de 2024 às 15h42 - Modificado em 25 de abril de 2024 às 15h42
Porto Camargo
Cupom Local
Lançoni
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

Feirantes, produtores e comerciantes de produtos de origem animal, hortaliças e frutas participaram de reunião promovida pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, na manhã do dia 15. Eles foram recepcionados pelo prefeito Celso Pozzobom, que foi direto com relação ao objetivo do encontro: capacitar a todos, sem custo algum, para que possam garantir qualidade e segurança nos alimentos comercializados nas feiras livres da cidade.

Pozzobom esclareceu sobre a importância de todos terem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para que possam vender seus produtos com segurança. “Não estamos falando sobre a obrigatoriedade de se ter um alvará, mas sim de proporcionar a cada um de vocês a oportunidade de se adaptarem às determinações legais, que exigem os certificados como o SIF (federal), Sisbi e Susaf (estaduais), depende de para onde vocês querem vender. A prefeitura tem projetos e recursos para poder investir em vocês, basta que vocês se organizem e queiram melhorar”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, falou sobre os programas municipais de incentivo à produção agropecuária na cidade e agradeceu aos parceiros que estavam presentes ao evento, como Roberto Carlos Machado, diretor da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Claudeni Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária, Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Adriano Pereira, consultor do Sebrae, Rafael de Matos, do IDR (Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná).

A médica veterinária Rafela Maiochi, da Secretaria Municipal de Agricultura, falou sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e da importância do consumo de produtos inspecionados, além dos benefícios que o produtor legalizado tem para comercializar seus produtos. Gabriella Zampar, também da Secretaria, falou sobre o Promapp (Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias de Pequeno Porte do Município de Umuarama) e sobre as parcerias que a prefeitura tem com o Senar, que oferece cursos gratuitos para quem quer se capacitar gratuitamente.

Fabiano Vila Real, consultor regional do Sebrae, falou sobre o Sebraetec, que será devidamente adaptado para ser disponibilizado aos feirantes e pequenos produtores da agricultura familiar de Umuarama que desejarem se inscrever nas capacitações. Sucupira encerrou o evento indicando que todos os interessados em melhorar profissionalmente podem procurar o apoio dos profissionais da Secretaria de Agricultura pelo telefone (44) 3621-4141.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo