Umuarama

Curso de receitas sem glúten e sem lactose forma 12 novos profissionais em Umuarama

A produção artesanal de alimentos especiais encontra cada vez mais clientes, que estão exigentes e atentos principalmente à questão da qualidade. E foi pensando nisso que a Agência do Trabalhador de Umuarama ofereceu, de graça, o ‘Curso de Receitas Sem Glúten e Sem Lactose’, em uma parceria com o Senar. Doze alunos participaram da capacitação, que teve carga horária de 16 horas e conquistaram seu certificado.

O prefeito Celso Pozzobom registra que os cursos e capacitações realizadas pelo Senar, que faz parte do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), têm sempre a garantia de que serão ministradas por profissionais criteriosamente selecionados.

“As qualificações são completas, com teoria e prática, abordando tudo o que o aluno realmente precisa saber para sair dali com a confiança de transformar o aprendizado em uma ocupação rentável, por exemplo”, analisou.

Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, relatou que neste curso, que aconteceu na quarta e na quinta-feira (10 e 11), das 8h às 17h na Divisão de Alimentação Escolar da Prefeitura de Umuarama, os alunos – basicamente produtores da agricultura familiar e trabalhadores rurais – aprenderam a produzir alimentos sem glúten e sem lactose.

“Além de receitas especiais, o programa teve ainda conteúdos como boas práticas na manipulação de alimentos, perigos físicos, químicos e biológicos, qualidade no preparo (compra, armazenamento, higienização, cocção e resfriamento”, detalhou.

Os alunos aprenderam ainda conceitos sobre intolerâncias e alergias, doença celíaca, ingredientes sem glúten e sem lactose, orientações sobre embalagem e rotulagem correta, legislação sobre a produção desses alimentos especiais e até conversão de medidas.

“Claro, eles aprenderam receitas deliciosas como de pão de fubá com milho verde, pão de abóbora, empadinhas, cuca alemã, cookies, biscoitos, iogurte e até danoninho de inhame. Todos saíram muito satisfeitos e já esperando por novas capacitações”, relatou Valdemir Frasson, diretor da Agência do Trabalhador.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

32 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais