O empresário Fernando Scanavaca, que confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama (Foto: Antônio Nascimento / Alep)
Depois de várias idas e vindas, já não há mais dúvidas de que Fernando Scanavaca é pré-candidato à Prefeitura de Umuarama. A confirmação foi feita pelo próprio, em rápida entrevista a OBemdito, na tarde desta quarta-feira (10). “Não há mais volta atrás. Eu sou pré-candidato”, disse.
Ele informou também que acaba de se filiar ao Republicanos, partido da base do governador Carlos Massa Ratinho Junior e que tem como principal liderança nacional o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Fernando Scanavaca é engenheiro por formação acadêmica. Ingressou na vida político-partidiária em 1996, quando foi eleito prefeito de Umuarama, pela primeira vez. Os bons índices alcançados fizeram com que se reelegesse com facilidade para o mandato seguinte, iniciado em 2001.
Na eleição de 2006 concorreu a deputado estadual e ficou como primeiro suplente do PDT, ocupando a cadeira na Assembleia Legislativa (Alep) em 2008, onde exerceu outros dois mandatos (iniciados, respectivamente, em 2010 e 2014). O próprio deputado optou por dar um tempo na vida política, ao desistir de novas candidaturas, passando a se dedicar integralmente aos negócios e à família.
A primeira vitória de Scanavaca à Prefeitura foi emblemática. Praticamente desconhecido do eleitorado, ele rompeu uma linha de sucessão exercida até então por Antonio Romero Filho e Alexandre Ceranto (ambos viviam em pé de guerra e eram tidos como inimigos políticos no mais alto grau).
Como chefe do Executivo, Scanavaca adotou um novo estilo de trabalho. Tratou de potencializar o bairrismo da população por Umuarama. “Quem ama a cidade, respeita a cidade, cuida bem dela”, costumava dizer. E deu certo. As marcas da gestão também ficaram cravadas em áreas como educação, obras e agricultura.
O bom rendimento nas escolas municipais rendeu ao então gestor o prêmio nacional de Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Scanavaca foi um dos primeiros prefeitos paranaenses a conquistar o troféu. Além da melhoria no ensino, tratou de fomentar a qualidade da merenda servida aos alunos, com produtos da agricultura local.
Ele também fez apostas ousadas no campo, ao implantar ações como o Pater (Programa de Arrendamento de Terras). A ideia era plantar soja em áreas de pastagens degradadas, projeto pausado por anos após sua saída da Prefeitura e que agora volta a ganhar contornos irreversíveis.
Pecuarista, Scanavaca sempre defendeu que a economia de Umuarama não poderia ficar restrita a poucas fontes de renda no campo. Neste sentido, também bateu bastante na tecla da diversificação, atraindo investimentos importantes na avicultura e na maior ocupação do plantio de frutas.
“Hoje, os tempos são outros. Nós precisamos agir com urgência para termos futuro. Estou falando dos jovens. É preciso olhar para eles de uma outra forma. Nesse tempo que fiquei afastado de mandatos, presenciei coisas boas e ruins. É preciso acelerar e fazer mais”, afirmou.
Fernando Scanavaca tem ótimo trânsito com o governador Ratinho Junior. Sempre que vem ao município ou à região, o ex-prefeito e ex-deputado estadual é convidado a fazer parte do palanque de autoridades. Nos bastidores políticos, aliás, consta que Ratinho colocou seu time em campo para convencer Scanavaca a não desistir da política e a voltar ao páreo para a Prefeitura de Umuarama.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais