O empresário Fernando Scanavaca, que confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama (Foto: Antônio Nascimento / Alep)

Política

Fernando Scanavaca confirma que é pré-candidato a prefeito de Umuarama

Ele deve disputar a eleição pelo Republicanos, da base aliada do governador Ratinho Junior

O empresário Fernando Scanavaca, que confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama (Foto: Antônio Nascimento / Alep)
Fernando Scanavaca confirma que é pré-candidato a prefeito de Umuarama
Redação
OBemdito
10 de abril de 2024 15h23

Depois de várias idas e vindas, já não há mais dúvidas de que Fernando Scanavaca é pré-candidato à Prefeitura de Umuarama. A confirmação foi feita pelo próprio, em rápida entrevista a OBemdito, na tarde desta quarta-feira (10). “Não há mais volta atrás. Eu sou pré-candidato”, disse. 

Ele informou também que acaba de se filiar ao Republicanos, partido da base do governador Carlos Massa Ratinho Junior e que tem como principal liderança nacional o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

Fernando Scanavaca é engenheiro por formação acadêmica. Ingressou na vida político-partidiária em 1996, quando foi eleito prefeito de Umuarama, pela primeira vez. Os bons índices alcançados fizeram com que se reelegesse com facilidade para o mandato seguinte, iniciado em 2001.

Na eleição de 2006 concorreu a deputado estadual e ficou como primeiro suplente do PDT, ocupando a cadeira na Assembleia Legislativa (Alep) em 2008, onde exerceu outros dois mandatos (iniciados, respectivamente, em 2010 e 2014). O próprio deputado optou por dar um tempo na vida política, ao desistir de novas candidaturas, passando a se dedicar integralmente aos negócios e à família.

Vitória emblemática

A primeira vitória de Scanavaca à Prefeitura foi emblemática. Praticamente desconhecido do eleitorado, ele rompeu uma linha de sucessão exercida até então por Antonio Romero Filho e Alexandre Ceranto (ambos viviam em pé de guerra e eram tidos como inimigos políticos no mais alto grau).

Como chefe do Executivo, Scanavaca adotou um novo estilo de trabalho. Tratou de potencializar o bairrismo da população por Umuarama. “Quem ama a cidade, respeita a cidade, cuida bem dela”, costumava dizer. E deu certo. As marcas da gestão também ficaram cravadas em áreas como educação, obras e agricultura. 

O bom rendimento nas escolas municipais rendeu ao então gestor o prêmio nacional de Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Scanavaca foi um dos primeiros prefeitos paranaenses a conquistar o troféu. Além da melhoria no ensino, tratou de fomentar a qualidade da merenda servida aos alunos, com produtos da agricultura local. 

Pater

Ele também fez apostas ousadas no campo, ao implantar ações como o Pater (Programa de Arrendamento de Terras). A ideia era plantar soja em áreas de pastagens degradadas, projeto pausado por anos após sua saída da Prefeitura e que agora volta a ganhar contornos irreversíveis.

Pecuarista, Scanavaca sempre defendeu que a economia de Umuarama não poderia ficar restrita a poucas fontes de renda no campo. Neste sentido, também bateu bastante na tecla da diversificação, atraindo investimentos importantes na avicultura e na maior ocupação do plantio de frutas. 

“Hoje, os tempos são outros. Nós precisamos agir com urgência para termos futuro. Estou falando dos jovens. É preciso olhar para eles de uma outra forma. Nesse tempo que fiquei afastado de mandatos, presenciei coisas boas e ruins. É preciso acelerar e fazer mais”, afirmou.

Ótima relação no Palácio Iguaçu

Fernando Scanavaca tem ótimo trânsito com o governador Ratinho Junior. Sempre que vem ao município ou à região, o ex-prefeito e ex-deputado estadual é convidado a fazer parte do palanque de autoridades. Nos bastidores políticos, aliás, consta que Ratinho colocou seu time em campo para convencer Scanavaca a não desistir da política e a voltar ao páreo para a Prefeitura de Umuarama. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.