Foto: Divulgação
Hoje é sexta-feira 13 e para muita gente a data causa arrepios. O credo popular é que o dia é de mau agouro e tem muita gente que é supersticioso e tenta ‘driblar’ as más energias.
A origem desta crença é incerta. Alguns ligam ao rei da França, Filipe IV, que tornou ilegal os Cavaleiros Templários e na sexta-feira, 13 de outubro de 1307 decretou que membros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados e presos.
“Com gato preto eu fico meio assim, até quando vejo quando não é sexta-feira 13 eu fico meio desconfiada”, disse Ana Paula da Silva, assistente de loja, moradora de Umuarama.
Já no Tarô o 13 é o número do arcano “Morte”, mas isso representa mudança, coisas novas e sair da zona de conforto, ao contrário do que prega o imaginário.
Por outro lado, há quem não acredite na tradição. “Eu não acredito nisso, pra mim sempre deu certo, como outro dia qualquer”, argumenta Bruno Eduardo Morim, instalador de ar-condicionado.
“Nós somos totalmente céticos”, concordaram Adair e Silvia Carneiro.
Esta é a única sexta-feira 13 do ano de 2021, justamente em um mês que também tem fama de ser difícil. O que você pensa a respeito disso?
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais