Umuarama

Umuarama: Inscrições para cursos gratuitos de preparo de alimentos abrem nesta quarta-feira

A Vigilância Sanitária de Umuarama realizará mais duas edições do curso gratuito ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’, destinado a funcionários e empreendedores do ramo de alimentação. “É mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura para que os trabalhadores do ramo adquiriram conhecimentos necessários à atividade e atendam ao que determina a legislação (RDC 216/04)”, lembrou o secretário municipal da Saúde, Edson Souza.

As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (10). Já os cursos acontecerão nos dias 23/04, das 8h30 às 12h, e 07/05, das 18h às 22h, ambos no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – rua Ministro Oliveira Salazar, 4.150.

“As boas práticas são cuidados que devem ser tomados desde a escolha e compra dos ingredientes para o preparo dos lanches, refeições e sobremesas, até a venda para o consumidor. São precauções que garantem segurança tanto para quem prepara e vende quanto para quem consome os alimentos, minimizando riscos de contaminação e outros agravos à saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan.

Ela lembra que, de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o responsável pelas atividades de manipulação deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando temas como contaminantes, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas de fabricação.

A certificação dos manipuladores de alimentos por meio do curso é uma exigência para estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios prontos. “O treinamento capacitará os participantes e os ajudará a aprimorar cuidados e contribuir para a redução do risco de doenças associadas ao consumo dos alimentos”, reforçou a coordenadora.

O conteúdo programático conta com os seguintes temas: entendendo a contaminação dos alimentos, ambiente de manipulação e cuidados com água, manuseio do lixo e controle de vetores e pragas, higienização, manipuladores e visitantes e etapas da manipulação de alimentos.

O curso é fornecido pela Vigilância Sanitária local e oferece certificado aos participantes. O público-alvo são proprietários e funcionários de estabelecimentos que manipulam, preparam, armazenam ou expõem à venda alimentos preparados (restaurantes, cantinas, bares, lanchonetes e ambulantes, entre outros).

As inscrições poderão ser feitas de forma on-line clicando aqui, a partir desta quarta-feira, 9, e mais informações podem ser obtidas pelo fone/Whats (44) 98457-1256.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdv4Zhp5Z9XNhDvTDaGzL07JnxWdvWR1jk3YEjyY8EO516ZEQ/viewform

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Gestantes de Umuarama visitam maternidade antes do parto para conhecer atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama promove visitas de gestantes à maternidade de referência.…

28 minutos ago

Umuarama tem finalista e estudantes premiados no Programa Agrinho 2026

A educação de Umuarama conquistou resultados de destaque no Programa Agrinho 2026. O município teve…

52 minutos ago

Skatistas umuaramenses se classificam para a última etapa do Campeonato Paranaense

Skatistas de Umuarama garantiram classificação para a quarta etapa do Campeonato Paranaense de Skate. O…

1 hora ago

Grávida cai após motorista de aplicativo acelerar carro durante desembarque

Uma jovem de 18 anos, grávida de 37 semanas, ficou ferida após cair de um…

2 horas ago

Jovem é preso após invadir casa e colocar pano na boca de moradora em Perobal

Uma invasão a uma residência na área rural de Perobal terminou com a prisão de…

2 horas ago

Vítima de fraude eletrônica perde R$ 999 para bandidos em Francisco Alves

Uma fraude eletrônica fez mais uma vítima no município de Francisco Alves, resultando no prejuízo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais