Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito

Umuarama

Inmet divulga alerta laranja de tempestade na região de Umuarama neste domingo

Para segunda-feira (8) foi emitido um aviso amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Inmet divulga alerta laranja de tempestade na região de Umuarama neste domingo
Redação
OBemdito
7 de abril de 2024 13h37

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos para a região de Umuarama indicando tempestade neste domingo (7) e chuva intensa na segunda-feira (8).

De acordo com o aviso laranja, até às 18h deste domingo podem ocorrer tempestades em alguns setores do Paraná, sendo que um deles inclui diretamente parte da região de Umuarama.

Os riscos potenciais são chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conforme o Inmet, em caso de rajadas de vento a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Inmet

SEGUNDA-FEIRA

Para segunda-feira (8) foi emitido um aviso amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas em todo o Paraná, parte sul de São Paulo e cerca de metade do Estado de Santa Catarina. O alerta começa 00h01 e segue em vigência até às 12h.

Os riscos potenciais são chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções também são: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Inmet

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.