Foto: Assessoria

Esporte

Projeto UTI faz amistosos e intensifica treinamentos para os Jogos da Integração do Idoso

Foto: Assessoria
Projeto UTI faz amistosos e intensifica treinamentos para os Jogos da Integração do Idoso
Redação
OBemdito
6 de abril de 2024 16h28

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) vem realizando amistosos com atletas de uma categoria especial, visando a participação de Umuarama em jogos oficiais promovidos pelo governo do Estado. A delegação treina semanalmente, de olho em uma competição que será realizada em novembro, na cidade litorânea de Guaratuba, e o detalhe que chama a atenção é a idade dos competidores: 60 anos ou mais.

Os atletas fazem parte do Projeto UTI (Unidade de Treinamento dos Idosos), criado para aproveitar o potencial de pessoas que querem sair da zona de conforto e ir um pouco além do alongamento e das atividades de lazer, realizadas em outras iniciativas do município. Periodicamente, jogos amistosos são disputados contra equipes da região e, mais do que resultados, os frutos do projeto são saúde, integração e qualidade de vida.

O Projeto UTI tem a coordenação do professor Itamar Júnior, da Smel, com o apoio do professor Anderson Alonso e de uma dedicada equipe de estagiários. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h30, na quadra do campus da UEM (Universidade Estadual de Maringá), e às sextas-feiras, das 9h às 10h30, no Ginásio de Esportes Mário Oncken.

As modalidades são basquete relógio, handebol por zona, vôlei câmbio, vôlei de praia, dama, xadrez, dominó, tênis de mesa e peteca, que integram os jogos oficiais do Estado. “Além dos treinos semanais, temos jogos amistosos contra equipes da região. Recentemente enfrentamos Cafezal do Sul no vôlei câmbio e vôlei de praia feminino, e também o pessoal de Araruna, nas modalidades vôlei câmbio e handebol, no masculino e feminino”, informou Itamar Jr.

A equipe da Smel prepara sempre uma bela recepção aos visitantes e promove atividades de interação e treinamento, além dos jogos, sempre em clima de integração. O alvo é o Jidos (Jogos da Integração do Idoso), que integra o calendário oficial do Estado. Ao final das atividades, a Smel disponibiliza aos atletas locais e visitantes um café da tarde reforçado, com lanches, frutas e sucos, para repor as energias e minimizar o desgaste físico.

“A UTI é um projeto da Smel voltado a pessoas com mais de 60 anos que oferece atividades esportivas visando o preparo para competições de alto rendimento, sem esquecer a socialização e a integração, respeitando os limites físicos da idade e assegurando a inclusão para todos os participantes”, destaca o secretário municipal de Esportes, Anderson Gasparetto – o Gaspar.

O secretário deixa um convite para pessoas de 60 + que queiram sair da zona de conforto e praticar atividades físicas visando competições. “O espaço está aberto na Smel, basta se inscrever. Os treinos são conduzidos por professores de Educação Física capacitados e experientes, que dão toda a atenção, e o ambiente é muito agradável. Vale a pena conhecer e praticar”, completou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.