Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Ouvidoria da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) recebeu denúncias a respeito de feirantes que comercializam produtos de origem animal sem ter o selo de controle de inspeção desses alimentos. O fato foi notificado à Secretaria Municipal de Agricultura, que iniciou imediatamente a comunicação a esses produtores: todos receberam um ofício convidando para uma reunião, agendada para as 8h30 do dia 15 de abril, no Anfiteatro Haruyo Setogutte.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, conta que um encontro já havia sido realizado no dia 11 de março, com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, da Adapar e da administração municipal, porém a adesão foi baixa. “Nos colocamos à disposição para ajudar no providenciamento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para feirantes que comercializem produtos de carne e derivados (frango, porco, linguiça, banha, embutidos etc.), leite e derivados (leite, queijo, requeijão, doce de leite etc.), pescados, ovos, mel e própolis. Esperamos que agora haja maior participação”, observou.
Ele indica que, além do SIM, na reunião serão abordados outros temas de interesse dos comerciantes, inclusive sobre a implantação do Regimento de Feiras Livres de Umuarama, incentivos que a Prefeitura tem para feirantes e agroindústrias, visando adequações às normas federais, estaduais e municipais. “O objetivo do prefeito Celso Pozzobom é garantir mais qualidade e segurança nos alimentos comercializados nas feiras livres existentes em Umuarama. E nossa equipe de profissionais está preparada para oferecer todo o apoio técnico aos comerciantes”, afirma.
Sucupira acrescenta que será um projeto a médio prazo, por meio de orientação, capacitação e subsídios aos produtores e às agroindústrias por meio da Lei Promapp (Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias de Pequeno Porte do Município de Umuarama). “Quem precisar de mais informações basta ligar para o telefone (44) 3621-4141 e falar com a médica veterinária Rafaela Rosa Maiochi”, finaliza.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais