Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Horta comunitária no São Cristóvão recebe mais investimentos da Prefeitura

Foto: Assessoria PMU
Horta comunitária no São Cristóvão recebe mais investimentos da Prefeitura
Redação
OBemdito
28 de março de 2024 15h22

Um dos projetos de maior sucesso, quando se fala em investir na melhoria da qualidade da alimentação das famílias, o ‘Programa Cultivar Energia’ incentiva a criação de hortas comunitárias em terrenos situados embaixo de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica da Copel. Em Umuarama ele funciona no bairro Jardim Nova América, na entrada do Jardim São Cristóvão e conta com a participação ativa de 24 famílias.

Criado em no início da segunda gestão do prefeito Celso Pozzobom, em agosto de 2021, a horta representa a possibilidade de se produzir alimentos de qualidade para o próprio consumo dos integrantes. “Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura segue investindo para que as famílias possam aumentar a produção de verduras, legumes, tubérculos e temperos, entre outros. Já fizemos um poço artesiano, entregamos palanques de eucalipto tratado para que a Copel instalasse sombrites, fundamentais para proteger os canteiros do forte sol”, comenta Pozzobom.

E para incrementar ainda mais o projeto, que existe por meio de convênio do ‘Cultivar Energia’, a administração municipal acaba de investir na instalação de uma caixa d’água de 10 mil litros. “A horta ocupa uma área de quase 10 mil m² em um espaço de 13,8 mil m², localizado entre as ruas Antônia Paro Galmassi e Francisco Gonçalves de Macedo. O projeto, que já beneficia 24 famílias daquela região, agora vai abrir mais 15 vagas para novos participantes. Os interessados devem procurar o Amaury Pereira, presidente da associação das hortas comunitárias urbanas de Umuarama”, indica o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Pereira, que mora exatamente em frente a horta comunitária, está sempre de plantão para auxiliar as famílias participantes. “Cada um tem seu canteiro, sua área, e escolhe o que produzir e fica com essa responsabilidade de zelar de seu espaço. Neste momento a produção de alimentos de qualidade é para o próprio consumo, mas já iniciamos com a comercialização no caso de excedentes. Estamos estudando montar uma barraca, um local para realizar essas vendas à comunidade e investir os lucros no próprio projeto”, comenta o presidente.

Apoio técnico

O engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza, da Secretaria Municipal de Agricultura, oferece apoio aos participantes do projeto, tanto no controle e disponibilização de insumos, como orientações sobre o preparo da terra e outras questões técnicas. “Vale destacar o convênio que temos com o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fornece assistência pela Consultoria Agropecuária Júnior com visitas semanais dos acadêmicos”, registra.

Carmem Seguro, coordenadora do programa ‘Cultivar Energia’ da Copel, comenta que se trata de um dos projetos de maior sucesso já realizados pela Copel para interação e incentivo da qualidade de vida da população paranaense. “Já são 10 anos de um trabalho que, a princípio pode parecer algo simples, mas a ocupação desses espaços sob as torres, até então improdutivos, com hortas comunitárias, representa investir na segurança alimentar das famílias”, pontua.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.