Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Pavimentação da Estrada Cedro deve ser finalizada na próxima segunda-feira

Foto: Assessoria PMU
Pavimentação da Estrada Cedro deve ser finalizada na próxima segunda-feira
Redação
OBemdito
28 de março de 2024 14h20

Com equipamentos próprios e servidores municipais, a Prefeitura de Umuarama espera finalizar na próxima segunda-feira, 1º, a pavimentação de mais uma via rural muito utilizada no município – a Estrada Cedro, nas proximidades do distrito de Lovat. O trecho, de 2,2 quilômetros, liga a rodovia até a capela São Sebastião e beneficia diversas propriedades rurais com lavouras variadas, inclusive a criação de peixes e produção de hortaliças.

A estrada também é rota para um recanto onde uma paróquia católica da cidade realiza encontros religiosos que mobilizam um grande número de participantes, várias vezes no ano, e atende vários feirantes que comercializam a produção nas feiras semanais. O trabalho foi iniciado no último dia 18, por determinação do prefeito Celso Pozzobom, e será concluído em tempo recorde.

Essa rapidez na execução da obra só foi possível porque a estrada recebeu readequação completa, com cascalhamento em todo o trecho, e desde então a manutenção foi feita periodicamente pela Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários – inclusive com a aplicação de fresado asfáltico. “Desde o início de nossa primeira gestão as estradas são muito bem cuidadas e a Cedro sempre recebeu a atenção merecida”, lembrou o prefeito.

Com esta condição, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos decidiu utilizar um sistema experimental de pavimentação. “Aproveitamos o cascalho como base, fizemos a correção e reforço do leito com reperfilamento em CBUQ (massa asfáltica quente) e finalizamos com a micropavimentação. O resultado está superando as expectativas”, disse o secretário de Obras, Renato Caobianco.

No total, serão utilizadas 400 toneladas de CBUQ e 13 cargas de matéria-prima para a microcamada asfáltica, a um custo estimado de R$ 330 mil. A obra foi discutida pelo prefeito Celso Pozzobom e equipe com a comunidade local, no espaço de festas da capela, e a aprovação foi total. “Com esta opção reduzirmos sensivelmente os custos para a parte que caberá aos proprietários, em comparação com a pavimentação tradicional executada em outras estradas”, explicou o prefeito.

Neste mês de março, a Prefeitura executou 8,7 quilômetros de extensão e 57.328 m² de pavimento, com um investimento aproximado de R$ 3,2 milhões. O secretário Renato Caobianco lembra que o programa de revitalização asfáltica foi lançado pelo prefeito Celso Pozzobom, após seu retorno à Prefeitura, quando verificou a extrema necessidade de melhorar a conservação da pavimentação nas ruas e avenidas da cidade e também a demanda existente de pavimentar estradas rurais.

Para isso, o prefeito tem fortalecido a equipe municipal com novos servidores e aquisição de veículos e maquinários, entre os quais a compra de um rolo compactador, uma nova vibroacabadora – com maior capacidade de trabalho que a atual – e um caminhão espargidor, todos esses em processo licitatório.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.