Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Passeata da AMA celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Umuarama

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo que é celebrado em 2 de abril, será marcado por uma série […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Passeata da AMA celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Umuarama
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 30 de março de 2024 às 10h05 - Modificado em 30 de março de 2024 às 10h05
Cupom Local
Lançoni
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Atlanta Pneus

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo que é celebrado em 2 de abril, será marcado por uma série de atividades organizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região (AMA), entidade que presta apoio a 114 crianças com o transtorno do espectro. Entre as ações planejadas, destaca-se uma passeata neste sábado (30), que saiu da praça Miguel Rossafa às 9h com destino à praça Santos Dumont, em Umuarama.

“Temos a participação confirmada de diversas empresas, bem como de pessoas de cidades vizinhas. Convidamos toda a comunidade de Umuarama e região a se juntar a nós”, afirmou para OBemdito, Tayla Bruna de Oliveira da Conceição, presidente da AMA.

No início de abril, a prefeitura iniciará a coleta de sangue das crianças da instituição para possibilitar a obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que requer informações sobre o tipo sanguíneo.

“O laboratório virá até a AMA para realizar a coleta, facilitando o processo. A partir do dia 19, as carteirinhas serão confeccionadas para auxiliar os pais. Orientaremos sobre os direitos das crianças e adolescentes autistas, como descontos em serviços públicos e a carteirinha que garante transporte gratuito, tanto para o autista quanto para o acompanhante”, explicou Tayla.

O Shopping Palladium Umuarama também promoverá atividades alusivas à conscientização sobre o autismo. “Inauguraremos uma vaga exclusiva para autistas, exibiremos uma galeria com as artes das crianças e realizaremos sessões de cinema azul. Além disso, começaremos a distribuir tampões para quem possui sensibilidade auditiva. Os interessados só precisam se cadastrar e poderão retirar os tampões para passear com as crianças pelo shopping”, detalhou Tayla.

Durante o ano, diversas campanhas de arrecadação de recursos são realizadas, como shows de prêmios, bazar permanente e apadrinhamentos. Além disso, as pessoas podem contribuir com doações de roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos para o bazar, bem como através do programa Nota Paraná.

Quanto ao apadrinhamento, Tayla explicou que pode ser feito mensalmente com um valor simbólico, sem um montante fixo. Os interessados podem adotar uma criança e selecionar um dos alunos entrando em contato pelo telefone (44) 99772-6534 (WhatsApp) e realizando a transferência para o Pix da instituição (CNPJ: 23.672.096/0001-30).

A sede da AMA está localizada na Rua Roberto Domingos Martins, 3190, no Jardim Cruzeiro. Para mais informações, os interessados podem ligar para (44) 2020-0120.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo