Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

De ovos de Páscoa a bolos decorados, conheça a jornada de confeiteira umuaramense

Além dos ovos de Páscoa tradicionais, Neia também produz bolos temáticos

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
De ovos de Páscoa a bolos decorados, conheça a jornada de confeiteira umuaramense
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 26 de março de 2024 às 12h51 - Modificado em 26 de março de 2024 às 12h51
Gastro Umuarama

A confeiteira umuaramense Neia Lopes Amaral, de 45 anos, acumulou 14 anos de experiência trabalhando em uma loja, mas sua verdadeira paixão sempre foi a confeitaria. Inicialmente, ela começou fazendo ovos de Páscoa como uma fonte extra de renda, mas à medida que se envolveu mais, decidiu focar exclusivamente em bolos após concluir um curso no Senac em 2018. Agora, Néia está prestes a iniciar sua jornada acadêmica na faculdade de gastronomia da Unipar.

Ela contou para OBemdito que enfrentou diversas dificuldades em 2022 e por isso resolveu parar de trabalhar com confeitaria e começou a vender roupas. Ela viajava até a capital de São Paulo para fazer suas compras e revender em Umuarama, mas isso acabou ficando impraticável e ela decidiu retornar a sua verdadeira paixão, fazer bolos.

“Mas não adianta, não é minha vocação vender roupas. Minha verdadeira paixão é cozinhar, amo fazer isso. Adoro criar bolos e meus clientes continuaram me pedindo para voltar, então decidi encerrar minha atividade com roupas em julho de 2023 e retomar a confeitaria”, explicou Néia.

Ela sempre teve afinidade com a culinária, especialmente com a arte de criar bolos, embora inicialmente só soubesse prepará-los de forma caseira. Por isso, buscou a capacitação no Senac para aprimorar suas habilidades e aprender técnicas profissionais de estruturação de bolos.

Neia fez um bolo lindo especialmente para OBemdito.

“Quando parei, não foi por falta de demanda. Era simplesmente porque não conseguia dar conta do volume de pedidos. Mas não teve jeito, precisei retornar. Agora administro melhor meus horários, senão não tenho vida”, comentou Néia.

Ela relata que as encomendas para a Páscoa estão ótimas e mesmo assim está trabalhando intensamente para atender à alta demanda de bolos personalizados. Néia agradece o apoio e incentivo de sua família, especialmente do marido e dos filhos.

“Minha filha mais velha, que está concluindo o curso de Administração, me incentiva muito a continuar me aprimorando. É gratificante ter o apoio deles”, disse Néia.

Para as crianças Neia produz o kit mini confeiteiro.

Apesar de nunca ter feito um curso específico em decoração de bolos, Néia desenvolveu sozinha essa habilidade, criando bolos personalizados que encantam seus clientes.

“No começo foi difícil, especialmente para atrair clientes, mas fui conquistando as pessoas aos poucos e agora tenho uma base fiel de clientes. Alguns até encomendam semanalmente”, revelou Néia.

Ela destaca o papel fundamental do marido, que além de ser seu maior incentivador, cuida das redes sociais e da divulgação dos produtos.

“Meu marido é incrível, ele fotografa e filma os produtos, administra as redes sociais. Se por acaso algo acontece no caminho com a entrega, ele volta para que eu possa resolver. Ele e minha filha são os maiores fãs desses bolos”, afirmou Néia.

Além dos tradicionais ovos de Páscoa, Néia também está produzindo bolos temáticos para a ocasião, mas adverte que as encomendas já estão se acumulando, então os interessados devem entrar em contato o mais rápido possível.

Quem desejar realizar encomendas, pode conferir os sabores em seu cardápio online ou entrar em contato pelo WhatsApp (44) 98429-8951, pelo Instagram @neiabolosedocesumuarama ou pelo Facebook Neia Bolos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.