Umuarama

Alunos do Colégio Alfa conhecem aterro sanitário em atividade de educação ambiental

Trinta alunos do 6° ano do Colégio Alfa, após trabalharem o conteúdo ‘Urbanização e Saneamento Básico’ em sala de aula, visitaram nesta segunda-feira (25) o Aterro Sanitário de Umuarama, uma das mais importantes estações de recebimento de resíduos sólidos que é uma referência para outros municípios. O local é mantido e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os estudantes foram recepcionados pela chefe de Divisão de Controle Ambiental, Myrella Raynara de Souza Mendes, que apresentou com detalhes – e de forma prática – o funcionamento da estrutura.

“Os alunos tiveram a oportunidade de compreender a relação da cidade com o lixo e foram orientados com foco na conscientização a respeito do descarte correto dos materiais. Apresentamos dados que infelizmente são verdadeiros: recebemos entre 60 e 80 toneladas de lixo e, neste total, cerca de 20 toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados e acabam indo para a célula comum”, revela.

Em sala de aula, na disciplina de Geografia os estudantes abordaram o tema ‘Coleta de resíduos – O urbano e o rural’. Segundo o professor José Ricardo, em sala de aula e em visitas específicas, os alunos foram orientados no sentido de conscientizar-se em relação ao descarte correto e quanto à importância dos trabalhadores que lidam com cada etapa do trabalho: desde a coleta até o serviço especializado do aterro.

“Entre as informações, destaque para a quantidade de recicláveis dispensados com o lixo orgânico, reduzindo a vida útil da célula de armazenamento. Foi uma aula realmente estimulante para todos”, pontuou o professor.

Os alunos conheceram as células de disposição de resíduos orgânicos e volumosos, usina de britagem e triagem de construção civil, triagem da coleta seletiva e corte e poda (só recebidos da população e não de empresas ou profissionais).

“Sempre agendamos com as escolas porque sabemos como é importante conhecer para preservar. A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

O prefeito Celso Pozzobom acrescentou que no Aterro Sanitário são recebidos resíduos de poda e corte de árvore, que também são armazenados após a trituração em uma área específica, que depois será reaproveitada em forma de compostagem para distribuição gratuita para pequenos produtores rurais e horticultores.

“Também temos a questão do entulho de materiais provenientes da construção civil que são encaminhados ao aterro, onde funciona uma usina de processamento (britagem) que transforma os resíduos em cascalho e brita, para utilização em estradas rurais do município”, informou.

Instituições de ensino interessadas em promover aulas práticas e visitas técnicas ao Aterro Sanitário podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 162. “Os pedidos podem ser formalizados também pelo e-mail eng.meioambiente@umuarama.pr.gov.br que iremos agendar e preparar a atividade”, finaliza Myrella.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

7 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

10 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

12 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais