Umuarama

Agentes de combate à endemias encontram e eliminam focos de dengue em distritos de Umuarama

O trabalho de combate à dengue realizado pelos agentes de combate a endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde também é realizado nos distritos de Umuarama. Nesta sexta-feira, 22, uma equipe realizou vistorias em imóveis de Roberto Silveira, onde foram encontrados e eliminados nove focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Além das vistorias nas residências, os agentes também orientaram os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a infestação do mosquito – basicamente manter o quintal limpo, sem recipientes que possam acumular água, colocar areia nos vasos de plantas, cobrir pneus e brinquedos e realizar a manutenção nas calhas, entre outras práticas que devem fazer parte da rotina doméstica.

“Temos registrado várias notificações de suspeitas de dengue e confirmado alguns casos positivos em Roberto Silveira. Por isso é importante levar o trabalho preventivo a todos os bairros e distritos de Umuarama, antes que a situação evolua para uma epidemia”, explicou a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, Taila Biaca Crivelaro. No último boletim semanal, a cidade já acumulava 537 casos.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, reforça o pedido para que a população contribua nesta batalha contra a dengue. “Temos de atacar em todas as frentes, o poder público na fiscalização e orientação e a população cuidando do seu quintal, mantendo as casas livres de mosquitos. Temos que nos unir”, solicitou. Ele informou também que os agentes estão em campo inclusive neste sábado, 23, e no domingo, 24, realizando ações de bloqueio e vistorias em imóveis da cidade.

Umuarama conta com um ambulatório exclusivo para o acompanhamento dos casos suspeitos de dengue – o Posto de Saúde Central, que atende de segunda a sábado, das 7h às 19h, sem intervalo de almoço. Em menos de um mês mais de 2.500 pessoas haviam sido atendidas na unidade – foram 1.350 consultas, 1.200 exames e 350 atendimentos de enfermagem, quase 500 medicações no local e mais de 50 mil remédios dispensados.

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

28 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

40 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais