Após 2 horas, socorristas revertem parada cardíaca de ciclista no meio da rua
A vítima, identificada como João Tisotto, de 59 anos, teve um mal súbito e caiu em frente ao Fórum de Umuarama
Após mais de 2 horas de tentativas de reanimação de um ciclista que teve uma parada cardiorrespiratória na manhã desta sexta-feira (22), os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Siate dos Bombeiros encaminharam o homem para atendimento no hospital Nossa Senhora Aparecida.
A vítima, identificada como João Tisotto, de 59 anos, teve um mal súbito e caiu em frente ao Fórum de Umuarama. Logo que os socorristas chegaram, iniciaram as manobras para reanimar a vítima. Além da massagem, os socorristas também aplicaram diversas medicações. O homem, que era obeso e hipertenso, também tinha diabetes e histórico de trombose.
“Quando chegamos ele estava em parada cardiorrespiratória. Nós iniciamos os esforços, conforme o protocolo. Ele tinha retornado, porém, após a passagem para a prancha, ele parou novamente. Ficamos mais 1h6 minutos, mas como a, porém sem retorno da circulação completa, então decidimos trazer ele para o hospital, porque não tínhamos mais medicação lá. Trouxemos aqui e após 20 minutos, ele retornou novamente”, contou o médico Abraão Moreno Romano, médico do Samu.
Conforme o médico, os socorristas se revezaram diversas vezes para realizar os procedimentos de massagem e também para aplicação de medicamentos e oxigênio. “Ele recebeu adrenalina, massagem em si, que é uma das coisas mais importantes. Também foi feita a entubação e aplicação de outros medicamentos”, destacou o médico.
Ao todo, 12 pessoas, sendo 9 do Samu e três dos Bombeiros, atuaram na reanimação do homem. A ocorrência também mobilizou três ambulâncias do Samu e uma dos Bombeiros, além de três viaturas da Polícia Militar (PM).
Após ser reanimado, o homem foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida.