Imagem: Inmet

Umuarama

Frente fria: Simepar e Inmet emitem alerta de chuva intensa para Umuarama e região

A passagem da frente fria vinda do Rio Grande do Sul será rápida, porém intensa

Imagem: Inmet
Frente fria: Simepar e Inmet emitem alerta de chuva intensa para Umuarama e região
Stephanie Gertler
OBemdito
21 de março de 2024 10h23

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) informou nesta quinta-feira (21) que uma frente fria está avançando rapidamente pelo Rio Grande do Sul, causando temporais por onde passa e deve atingir o Paraná. A previsão é de que o volume de chuva ultrapasse os 50 milímetros em algumas cidades do Estado. A frente fria afetará todas as regiões do estado, com destaque para o oeste, noroeste e norte, que serão as mais impactadas. Em Umuarama, as chuvas devem iniciar às 15h de hoje.

O Inmet também emitiu um alerta laranja para o Paraná, classificado como de perigo moderado. O aviso foi emitido às 7h desta quinta-feira (21) e tem validade até às 22h.

Esse sistema frontal está atravessando a região sul em um ambiente atmosférico com temperaturas elevadas, o que fortalece as tempestades e aumenta o potencial para ocorrência de vendavais, seguidos por chuvas fortes, muitos raios e possibilidade de queda de granizo.

Nas regiões paranaenses a partir das primeiras horas da manhã, o tempo já começou a mudar. É importante ficar atento aos avisos/alertas meteorológicos, pois o tempo pode mudar repentinamente ao longo do dia. Acompanhe as atualizações das informações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil da sua região.

Na sexta-feira, a frente fria se afasta pelo oceano, mas ainda haverá chuvas no Paraná, principalmente entre o leste, norte e noroeste do estado. As chuvas devem ocorrer em vários momentos do dia e podem vir acompanhadas de descargas atmosféricas. As temperaturas ficarão amenas em muitos setores, mas entre o oeste e o noroeste ainda será quente com máximas próximas dos 30°C.

Instruções para situações de perigo

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas afetadas

Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Itapetininga, Litoral Sul Paulista, Centro-Sul Paranaense, Assis, Presidente Prudente, Sudoeste de Mato Grosso do Sul

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.