Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O último dia do verão está sendo de bastante calor em Umuarama. Nesta terça-feira (19) o instituto de meteorologia Simepar registrou sensação térmica de 42ºC por volta das 16h. No mesmo horário a temperatura era de 34,9ºC.
Conforme o Simepar, a terça segue com tempo abafado no Paraná. No período da tarde o calor está mais intenso e as condições para chuvas permanecem em algumas regiões do estado.
Na quarta-feira (20) há previsão de uma frente fria chegando ao extremo sul do Brasil, que indiretamente induz a intensificação de alguns temporais no Paraná (em função do aquecimento pré-frontal). Neste primeiro dia de outono faz calor e são esperadas chuvas e trovoadas, de forma bastante localizada, a partir da tarde.
Para Umuarama, o Simepar indica que o dia será de céu com muitas nuvens e temperatura variando entre 24ºC e 33ºC. Na quinta (21) a Capital da Amizade deve registrar chuva, com mínima de 24ºC e máxima de 33ºC. Confira a previsão para os próximos dias aqui.
INÍCIO DO OUTONO
O outono tem início às 0h06 desta quarta-feira e termina às 17h51 de 20 de junho. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde.
O cenário climático global indica dissipação do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.
“A temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”, informa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias.
O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana. A previsão para as demais regiões é de precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos –, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação”, observa o meteorologista.
O outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, o que aumenta o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. As menores são registradas no Norte.
Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios. Deve haver geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.
(Reportagem: OBemdito e AEN)
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais