Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

IFPR Umuarama abre vagas de demanda espontânea para licenciatura em química

Foto: Danilo Martins/OBemdito
IFPR Umuarama abre vagas de demanda espontânea para licenciatura em química
Redação
OBemdito
19 de março de 2024 15h42

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abrirá matrícula por demanda espontânea para as vagas do curso de licenciatura em química. As 24 vagas serão preenchidas por ordem de chegada, os interessados devem se apresentar na secretaria acadêmica do campus Umuarama, com os documentos necessários para a matrícula.

De acordo com Carlos José Dalla Nora, diretor-geral do IFPR, os cursos de licenciatura têm enfrentado baixa procura em todo o Brasil. “É uma tendência das pessoas não procurarem a carreira de professor pelos baixos salários. Mas está se invertendo, pela falta de professores, nesse caso de química, vão começar a ficar escassos e serão disputados no mercado”, explicou.

“O curioso é que na licenciatura em ciências biológicas nós tivemos muita procura. Por isso, acho que em um futuro próximo teremos falta de professores de química, como já estamos enfrentando com professores de física e matemática”, concluiu.

As matrículas poderão ser realizadas de 25 de março a 1º de abril, das 08h30 às 20h, no campus do IFPR localizado na Rodovia PR – 323, KM 302, Parque Industrial, Umuarama. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da instituição ou entrar em contato pelo telefone (44) 3361-6200.

Os documentos necessários para a matrícula são: cédula de Identidade (RG), declaração de conclusão de curso do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; declaração de matrícula com a informação de que o estudante está no último ano do ensino médio; diploma de conclusão de curso superior; certidão de nascimento ou casamento, documento oficial que contenha o número do CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF (obtido na página eletrônica www.receita.fazenda.gov.br); certidão de quitação eleitoral (para maiores de 16 anos que já possuem título eleitoral, que poderá ser obtida em qualquer cartório eleitoral e também na página eletrônica www.tse.jus.br); comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos, exceto indígenas); declaração de vacinação (candidatos com menos de 18 anos) emitida e assinada por profissional de saúde, atestando que o adolescente está com o seu esquema vacinal de acordo com a recomendação estabelecida no Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde; cédula de identidade (RG) do responsável legal ou Carteira Nacional de Habilitação válida (para os estudantes menores de 18 anos); comprovante de residência.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.