Saúde

Confira os bairros de Umuarama com maiores índices de focos de mosquito da dengue

O segundo Levantamento de Índice Rápido para Infestação de Aedes aegypti (Liraa) realizado neste ano, entre os dias 4 a 8 de março, mantém o nível de alerta para o risco de epidemia de dengue. O serviço de Vigilância em Saúde Ambiental apurou um índice de infestação predial de 2,2% nos imóveis da cidade – quando o aceitável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%.

Incidência alta de mosquitos e a circulação do vírus (mais de 450 casos confirmados) são fatores que, combinados, potencializam o risco de uma explosão de casos.

Até a Defesa Civil Estadual vem disparando mensagens de texto alertando a população quanto ao perigo da dengue. “Defesa Civil: Risco de alta incidência de dengue na sua região. Elimine os criadouros do mosquito. Faca sua parte. Dengue mata!”, diz o texto encaminhado para milhares de números de celular em Umuarama e localidades próximas.

A Vigilância Ambiental, os agentes de combate endemias e voluntários da Defesa Civil farão um esforço concentrado com bairros com maior infestação para conter a proliferação do mosquito, a fim de reverter o quadro.

“Mas é fundamental que a população nos ajude e faça a sua parte, mantendo seus quintais limpos e eliminando os criadouros, que podem estar nos vasos de plantas, potes para animais, armazenamento de água da chuva, calhas, brinquedos espalhados pelo quintal, pneus, garrafas e recipiente diversos”, alertou o secretário municipal da Saúde, Edson Souza.

A situação é grave em oito localidades, onde foram encontradas larvas do mosquito em mais de 5% dos imóveis visitados. Os bairros mais críticos são o Parque Tarumã, com índice de infestação de 13%; os jardins Lisboa e Panorama (12,5%), o Conjunto Verde Vale (11,5%); e o Jardim Canadá (10%). O quadro também é sério no Parque Bonfim (9,6%), Jardim San Gaetano (8,7%) e Jardim Alto da Glória (5,7%).

Em 19 bairros a infestação predial varia entre 1,5% a até 4,2% e nas 35 demais localidades não foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e da febre chikungunya – ou seja, índice de 0%. Conforme a OMS, infestação de até 1% é considerado baixa risco de disseminação da dengue, já de 1% a 3,9% (caso de Umuarama, hoje) a indicação é de alerta com médio risco.

Considerando as unidades básicas de saúde, que concentram vários bairros em suas respectivas regiões, a situação mais grave é da UBS Jardim Panorama, com infestação em 7% dos imóveis visitados, seguida pela UBS 1º de Maio (5,2%), San Remo (4,2%) e Parque Industrial (3,9%). Em dez unidades de saúde o índice variou entre 0,6% e 3,3% e em quatro UBS não foram encontrados focos do mosquito (Bem-Estar, 26 de Junho, Posto Central e Jardim São Cristóvão).

MAIS DE 450 CASOS

Com dados do boletim que acompanha a evolução da dengue referente à semana de 3 a 9 de março, divulgado nesta segunda-feira, 11, subiu para 456 o total de casos acumulados em Umuarama no atual ciclo epidemiológico (iniciado em 30/07/2023). Na última atualização foram 203 novos casos, sendo 41 positivos dentre as 171 notificações registradas na semana passada e casos de semanas anteriores que foram confirmados neste boletim.

Umuarama acumula hoje 2.636 notificações de suspeita de dengue, das quais 1.066 foram descartadas, 456 foram confirmadas e 1.114 seguem em investigação. A UBS com maior número de casos positivos é a Jardim Panorama (95), seguida pela UBS San Remo (41) e pelas unidades Posto Central e Guarani/Anchieta, com 40 casos em cada.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

19 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

41 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais