Foto: Assessoria UTFPR

Umuarama

Prefeitura de Umuarama e UTFPR discutem parceria para parque tecnológico no município

Foto: Assessoria UTFPR
Prefeitura de Umuarama e UTFPR discutem parceria para parque tecnológico no município
Redação
OBemdito
9 de março de 2024 17h48

Umuarama poderá ter, em breve, um parque tecnológico. O projeto, que está em discussão, é uma articulação conjunta entre a Reitoria da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e a prefeitura da cidade.

O município é a principal cidade do Noroeste do Paraná e recebeu recentemente a certificação junto ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec). Agora, a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação busca parcerias com instituições com expertise em tecnologia, como é o caso da UTFPR.

“Temos mais de 40 empresas juniores na Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica, a Sprint, e já há parcerias com outros parques tecnológicos pelo Paraná”, disse o reitor Marcos Schiefler, durante a reunião realizada em Curitiba, na sede da Reitoria da UTFPR, no último dia 26.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Junior, e o diretor de Indústria e Comércio de Umuarama, Paulo Leon Baraniuk. Atualmente, Umuarama conta com um curso oferecido pela UTFPR, o de licenciatura em tecnologia, na modalidade EAD, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São 40 estudantes matriculados. Durante a reunião, UTFPR e a Prefeitura acertaram que encontrarão pontos comuns entre as pesquisas da Universidade e a demanda do município, que tem o maior rebanho de gado de engorda do Paraná e se destaca pela produção industrial moveleira. Um novo encontro entre os gestores deve acontecer nas próximas semanas em Umuarama.

(Assessoria UTFPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.