Foto: Assessoria PMU
Professores especialistas em Educação Especial da rede municipal de ensino que atendem estudantes com deficiências e transtornos no contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais tiveram nesta quarta-feira, 6, uma formação sobre como trabalhar com a matemática. A formadora, Claudia Mara da Silva, é a idealizadora do método Abacada.
A formação ocorreu durante todo o dia, no auditório do Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), e reuniu cerca de 60 pessoas entre professores e coordenadores pedagógicos das unidades educacionais.
O município aderiu ao método e inclusive já foi adquirido todo o material de trabalho. “Por isso, a professora Cláudia Mara veio a Umuarama (ela é de Curitiba) orientar os professores sobre as práticas do ‘Abacada’ na matemática, subsidiando-os para aproveitarem bem o material e melhorar o aprendizado”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
A professora Ângela Pinto Tavares Baccarin, que coordena a Educação Especial na Secretaria de Educação do município, ao lado da professora Franciele Dada de Oliveira, explicou que a formação contempla também os coordenadores pedagógicos. “O desenvolvimento desses alunos é um trabalho que envolve a todos, por isso é importante esse aprendizado para os educadores, tendo em vista os resultados obtidos quando o método é bem aplicado”, disse.
A metodologia de ensino é considerada revolucionária e tem como objetivo ensinar as crianças com deficiência/transtorno de uma forma divertida e eficaz. Cláudia Mara cita que o ‘Abacada’ tem dado ótimos resultados na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras dificuldades de aprendizagem.
Baseado na neurociência e na psicopedagogia, o método visa desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, abrindo um mundo de possibilidades, por isso tem conquistado a admiração de muitos educadores e famílias, além de receber apoio e reconhecimento de instituições dedicadas à educação especial.
(Assessoria PMU)
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais