Foto: Assessoria PMU
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realizou assembleia geral ordinária na última terça-feira, 27, para eleição dos representantes da sociedade civil que farão parte da nova gestão do órgão, no biênio 2024/2026. A reunião foi conduzida pela vice-presidente do conselho e secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Oliveira Demozzi, com a presença dos eleitores, que forma divididos em grupos para a discussão dos assuntos da pauta e ratificação dos candidatos.
De caráter deliberativo e fiscalizador e com composição paritária, o CMDPD é um órgão permanente que atua na defesa de cidadãos com necessidades especiais. Os conselheiros têm reuniões periódicas, plenárias, discutem e votam sobre assuntos da classe e administram o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com a secretária, o conselho atua na defesa dos direitos dos deficientes, “tanto nas questões de mobilidade urbana e acessibilidade, quanto na representatividade, atendimento em saúde, assistência social e cidadania”, afirmou Dayanne Demozzi. “Esperamos que os futuros membros do conselho mantenham os trabalhos em andamento e busquem avançar nas questões que dizem respeito à pessoa com deficiência, fazendo cumprir a legislação e amparando-as em suas necessidades”, afirmou.
Pelo grupo representante de pessoas com deficiência, foram eleitos por aclamação Oséias Silva dos Santos, Osmar Garcia e Renata de Lima Cardoso como titulares e Ozilda Batista Fagundes, Murilo Rebecchi e José Roberto Franco como respectivos suplentes.
No segmento de entidades de classe profissional, foram aclamadas para o conselho a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná (Aeanopar) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), que deverão indicar posteriormente os seus representantes.
Já a categoria de entidades devidamente inscritas no CMDPD, também por aclamação foram eleitas a Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que também indicação seus representantes dentro do prazo estabelecido pela comissão eleitoral, até 5 de março próximo.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais