Umuarama

Umuarama: Nova edição da campanha E-Lixo acontecerá em junho

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizará neste ano mais uma edição da campanha de recolhimento de lixo eletrônico (o chamado ‘e-lixo’). A feira de coleta, que fará parte da programação do 69º aniversário de Umuarama, ficou marcada para o dia 4 de junho, dentro da semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06).

Os detalhes da ação foram definidos durante reunião recente da comissão constituída para organizar o evento, realizada de forma on-line. Ficou estabelecido que a coleta ocorrerá das 10h às 17h, em um ambiente montado na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, no espaço da feira do produtor realizada às quartas-feiras.

A população poderá descartar no local todo tipo de material eletrônico inservível, como rádios, TVs, equipamentos de som, de vídeo, de informática e de comunicações, eletrodomésticos, cabos e também lâmpadas, pilhas e baterias velhas. “Receberemos lâmpadas de uso doméstico, ou seja, apenas residenciais e não de empresas, graças a uma parceria que estabelecemos com a rede Planalto, para a destinação correta”, lembrou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

A Campanha E-Lixo é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conta com o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), UniAlfa Faculdade, Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) e da rede de supermercados Planalto.

Na última edição, no ano passado, foram arrecadados 5.480 quilos de eletrônicos diversos, que deixaram de ser descartados no meio ambiente. “O volume foi mais um recorde. Desde a criação do evento, em 2011, já contabilizamos mais de 140 toneladas de materiais recolhidos”, lembrou Fernanda, destacando que se descartados no aterro sanitário ou contato com o ambiente, esse material poderia compromete o lençol freático e áreas de proteção ambiental.

O lixo eletrônico é um problema global e afeta não apenas o meio ambiente, mas a saúde humana e dos animais. O projeto E-lixo visa promover a conscientização sobre os impactos negativos que esses produtos exercem sobre o meio ambiente e que a reciclagem de eletrônicos é fundamental para preservar a natureza e evitar a contaminação de solos, mananciais e outros recursos naturais.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

12 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

49 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais