Foto: Márcio Evangelista

Umuarama

Inmet divulga alerta amarelo com possibilidade de tempestade na região de Umuarama

Em Umuarama a sensação térmica atingiu a marca de 41ºC nesta tarde

Foto: Márcio Evangelista
Inmet divulga alerta amarelo com possibilidade de tempestade na região de Umuarama
Redação
OBemdito
28 de fevereiro de 2024 15h50

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (28) um alerta amarelo indicando a possibilidade de tempestades na região de Umuarama. O aviso abrange grande parte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e algumas cidades de São Paulo.

O alerta foi emitido às 11h de hoje e tem vigência até 11h de quinta-feira (29). Conforme o Inmet podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O instituto de meteorologia Simepar divulgou que nesta quarta o tempo voltou a ficar abafado em várias regiões do Paraná. Nestas condições, pancadas de chuva com trovoadas são previstas nesta tarde. Os maiores acumulados de precipitação devem ser registrados na ‘metade sul’ do Estado. O risco para ocorrência de tempestades se mantém elevado.

Em Umuarama a temperatura chegou a 32,5ºC por volta das 15h30 e a sensação térmica atingiu a marca de 41ºC. O Simepar informou que o dia permanecerá nublado na cidade. Já na quinta-feira há previsão de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva, com mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.

O Simepar divulgou que na quinta são esperados temporais, bem característicos do forte aquecimento, em vários setores do Paraná. As temperaturas se elevam rapidamente e faz calor no estado. A partir da tarde há risco de temporais. No geral, pancadas de chuva acompanhadas de raios, mas não se descarta a ocorrência de vento forte em função da rápida intensificação das tempestades.

Imagem: Inmet

Instruções

O Inmet repassou orientações para a população. Em que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Foto: Márcio Evangelista

(Reportagem: OBemdito, com Inmet e Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.