Foto: Assessoria PMU

Saúde

Secretaria de Saúde instala ambulatório exclusivo para dengue em Umuarama

O ambulatório vai funcionar no Posto de Saúde Central

Foto: Assessoria PMU
Secretaria de Saúde instala ambulatório exclusivo para dengue em Umuarama
Redação
OBemdito
27 de fevereiro de 2024 11h21

Preocupada com o aumento de casos suspeitos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama está implantando um ambulatório exclusivo para atender pacientes com a doença. A partir da próxima quarta-feira (28/02), a unidade de saúde Posto Central deixará de atender às consultas normais e passará a receber somente pessoas com sintomas de dengue.

“Com o aumento dos casos, na última semana, ficamos preocupados com o risco de epidemia”, alertou a diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Azevedo. “E para dar mais comodidade ao paciente e desafogar as outras unidades de saúde, abriremos este ambulatório exclusivo para os casos suspeitos de dengue”, emendou.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, reforça a preocupação com a situação. “Pedimos a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação da dengue”, apela. “O ambulatório vem para reforçar o atendimento, mas nosso desejo era que não precisasse chegar a este ponto”, completou.

Funcionamento

O ambulatório da dengue vai funcionar no Posto de Saúde Central, localizado na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do Pronto Atendimento 24h. O atendimento para os pacientes com suspeita de dengue será das 7h às 19h, de segunda a sábado. “Reforçamos que nesta unidade, a partir de quarta-feira (28) o atendimento será somente para pacientes com sintomas clássicos de dengue, como febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dor nas juntas e manchas na pele, etc.”, acrescentou o secretário.

Importante

O Posto de Central estará fechado nesta terça-feira (27) para receber as adequações necessárias. Para consultas e outros atendimentos, os usuários da unidade poderão procurar qualquer outra unidade básica de saúde da cidade. As UBS mais próximas são: 26 de Junho, Jardim União, Bem-Estar, San Remo e Jardim Panorama, porém todas as outras unidades estarão acolhendo os pacientes para atendimento.

A Secretaria de Saúde informa que a medida visa agilizar o atendimento aos pacientes com dengue e reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde.

Medidas contra o Mosquito

Para conter o avanço da dengue é importante a população unir esforços com o poder público para combate o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, intensificando medidas preventivas como: – Eliminar os criadouros – Limpar calhas e lajes – Tampar tonéis e caixas d’água – Manter ralos fechados – Recolher e cobrir os pneus velhos – Manter vasos de plantas limpos – Trocar água de bebedouros e vasos de plantas uma vez por semana – Usar repelente – Usar roupas compridas – Instalar telas de proteção em portas e janelas

A Prefeitura intensificou as ações de combate à dengue no município. Equipes de agentes de combate a endemias estão realizando visitas domiciliares para eliminar os criadouros do mosquito. O serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura também está realizando campanhas de conscientização da população sobre a importância de se prevenir contra a dengue, mas a colaboração da população é fundamental.

“A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação da dengue. Juntos, podemos vencer esta batalha”, finaliza o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.