Saúde

Umuarama registra 62 novos casos de dengue; notificações aumentam para 1.405

A situação da dengue vem se agravando em Umuarama, nas últimas semanas, com o aumento considerável tanto nas notificações quanto no volume de casos positivos. No boletim semanal divulgado na última sexta-feira, 23, pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, foram confirmados 62 novos casos da doença acumulados nas últimas semanas.

Do total de 354 notificações registradas no boletim, 54 suspeitas foram descartadas e 238 seguem em investigação – além dos casos positivos. No acumulado do atual período epidemiológico – iniciado em 30 de julho/ 2023 – já são 147 casos positivos, 782 suspeitas descartadas e 476 em investigação, do total de 1.405 notificações registradas.

Não há casos de dengue grave ou com sinais de alarme, nem registro de óbitos pela doença no atual período. A UBS Cidade Alta lidera em número de casos com 25 positivos, enquanto o San Remo soma 20 casos. A UBS Vitória Régia tem 14 confirmados, o CSE tem 13 e a unidade de saúde Guarani/Anchieta aparece com 11 casos. Há registro de casos em 19 UBS e também na zona rural. Apenas as unidades de saúde dos distritos de Roberto Silveira, Nova Jerusalém, Vila Nova União, Santa Eliza e Serra dos Dourados não registraram casos da doença.

Ações

Para conter o avanço da dengue a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma série de ações como bloqueio e aplicação de inseticida, vistorias frequentes em residências, estabelecimentos comerciais e locais de risco, ‘arrastão’ pelos bairros com maior infestação do mosquito transmissor da doença, conscientização com apoio do comitê municipal de combate à dengue e agora a instalação do ambulatório exclusivo para tratamento de casos suspeitos no Posto de Saúde Central – a partir da próxima quarta-feira, 28.

“Mas a luta contra a dengue é de todos, não apenas dos agentes públicos e da equipe de saúde. Toda a população precisa se engajar nesta batalha e fazer a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito em seus quintais. Só combatendo o mosquito vamos conseguir controlar e reduzir os casos de dengue, por isso mantenho seus quintais limpos e livres de criadouros”, alerta o prefeito Celso Pozzobom.

Redação

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

4 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

29 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

49 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais