Saúde

Umuarama registra 62 novos casos de dengue; notificações aumentam para 1.405

A situação da dengue vem se agravando em Umuarama, nas últimas semanas, com o aumento considerável tanto nas notificações quanto no volume de casos positivos. No boletim semanal divulgado na última sexta-feira, 23, pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, foram confirmados 62 novos casos da doença acumulados nas últimas semanas.

Do total de 354 notificações registradas no boletim, 54 suspeitas foram descartadas e 238 seguem em investigação – além dos casos positivos. No acumulado do atual período epidemiológico – iniciado em 30 de julho/ 2023 – já são 147 casos positivos, 782 suspeitas descartadas e 476 em investigação, do total de 1.405 notificações registradas.

Não há casos de dengue grave ou com sinais de alarme, nem registro de óbitos pela doença no atual período. A UBS Cidade Alta lidera em número de casos com 25 positivos, enquanto o San Remo soma 20 casos. A UBS Vitória Régia tem 14 confirmados, o CSE tem 13 e a unidade de saúde Guarani/Anchieta aparece com 11 casos. Há registro de casos em 19 UBS e também na zona rural. Apenas as unidades de saúde dos distritos de Roberto Silveira, Nova Jerusalém, Vila Nova União, Santa Eliza e Serra dos Dourados não registraram casos da doença.

Ações

Para conter o avanço da dengue a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma série de ações como bloqueio e aplicação de inseticida, vistorias frequentes em residências, estabelecimentos comerciais e locais de risco, ‘arrastão’ pelos bairros com maior infestação do mosquito transmissor da doença, conscientização com apoio do comitê municipal de combate à dengue e agora a instalação do ambulatório exclusivo para tratamento de casos suspeitos no Posto de Saúde Central – a partir da próxima quarta-feira, 28.

“Mas a luta contra a dengue é de todos, não apenas dos agentes públicos e da equipe de saúde. Toda a população precisa se engajar nesta batalha e fazer a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito em seus quintais. Só combatendo o mosquito vamos conseguir controlar e reduzir os casos de dengue, por isso mantenho seus quintais limpos e livres de criadouros”, alerta o prefeito Celso Pozzobom.

Redação

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

20 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais