Foto: Assessoria PMU
Professores das turmas do 3º, 4º e 5º ano que ministram os componentes curriculares matemática, língua portuguesa, ciências e geografia da Rede Municipal de Ensino participaram da Assessoria Pedagógica ao Docente (APD) no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
O assessoramento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação, por meio do núcleo de cooperação, que desenvolve vários programas de apoio aos municípios com a distribuição de materiais, formação, estudos e planejamento.
“Temos utilizado esse apoio e repassado os materiais para os professores. O assessoramento começou na quarta-feira e continua na próxima semana, contemplando também os professores do 1º ano e, em março, educadores do 2º ano e da educação infantil 4 e 5”, explicou a secretária da Educação do município, Mauriza de Lima Menegasso.
A metodologia utilizada é o ‘círculo de diálogo’, com objetivos de apresentar aos professores a equipe RPC que elabora e revisa as sugestões de plano de ensino, refletir sobre o trabalho pedagógico, informar e contextualizar sobre o Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM) e as iniciativas que promove, voltadas à qualidade da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além de socializar os resultados da Avaliação de Fluência, Prova Paraná e Prova Paraná Mais.
A abertura e apresentação da pauta foi feita pela coordenadora da equipe pedagógica e coordenadora educacional de Língua Portuguesa, Patrícia Abucarma, que também apresentou a equipe RPC (Elaine, Sílvia, Patrícia e Samanta).
“As ações dos professores têm impacto no mundo que os cerca. Cada gesto, cada palavra pode fazer a diferença no ambiente de trabalho com seus pares e na jornada de aprendizado dos estudantes de forma única”, destacou.
O objetivo do NCPM é fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios com iniciativas para a melhoria da qualidade da educação. Por meio do Programa Educa Juntos é distribuído o material ‘Formadores em Ação Municípios – Alfabetiza Juntos’, material de apoio pedagógico e os cadernos ‘Educa Juntos – Língua Portuguesa’. Um caderno de matemática será distribuído no próximo ano.
A Secretaria da Educação também deixou uma mensagem aos professores participantes. “É com grande entusiasmo que iniciamos este novo ano, repleto de promessas e oportunidades. Vocês são a força vital por trás do desenvolvimento educacional de nossa rede, e é inspirador testemunhar o comprometimento e a dedicação que cada um demonstra diariamente”, iniciou.
E continua: “Que este ano seja marcado por inovação, criatividade, colaboração, acolhimento e muita sabedoria na tomada de cada decisão. Que cada projeto seja uma expressão de nossa paixão pela educação é um testemunho de nossa determinação em alcançar a excelência. (…) Vamos iniciar o ano com energia renovada, esperança e o firme propósito de fazer a diferença na vida de muitos. Juntos, somos imparáveis”, completa a mensagem. Os encontros aconteceram na última semana.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais