Umuarama

Umuarama enfrenta aumento no roubo de mudas de plantas destinadas à arborização urbana

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem registrado com frequência o furto de mudas de árvores plantadas em vias públicas da cidade. Graças ao Programa Mais Sombra, o município tem ampliado a distribuição gratuita de mudas adequadas para a arborização urbana, levando em conta a localização e existência de rede elétrica, entre outros fatores. Porém, o furto de mudas já plantadas e em desenvolvimento tem se tornado comum.

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, explica que além de cometer crime ambiental (conforme a lei federal 9.605/1998) e ter de responder por furto na esfera criminal, quando identificadas, as pessoas que arrancam as mudas dificilmente conseguirão fazer as árvores enraizarem e crescerem em outros locais.

“Da forma como fazem, a muda vai acabar morrendo. O município distribui as árvores gratuitamente, basta procurar a Prefeitura e fazer um pedido formal (protocolo). Um técnico da secretaria fará uma avaliação do local e fornecerá as mudas adequadas para o plantio na frente das casas”, explicou a diretora.

Nas últimas semanas, mais de uma dezena de reclamações e denúncias de furto de mudas chegaram ao conhecimento da Secretaria do Meio Ambiente. Em todos os casos foram feitos boletins de ocorrência na 7ª Subdivisão Policial, alguns inclusive com imagens captadas por câmeras de vigilância e monitoramento.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, é uma falta de respeito flagrante com o patrimônio público e, mais ainda, com a natureza. “O município investe na aquisição e desenvolvimento das mudas, no plantio e depois no manejo das árvores. Com essa atitude, essas pessoas causam prejuízo ao município, ao morador – que geralmente se empenha para cuidar das árvores – e também ao meio ambiente”, lamentou.

Denúncias de furto de mudas de árvores podem ser feitas diretamente à polícia ou à Ouvidoria do Município, pelo telefone 156.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

22 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

49 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais