Umuarama

Assessoria pedagógica orienta professores que trabalham com alunos da Educação Especial

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui um serviço da Educação Especial desenvolvido na rede regular de ensino e é ofertado na Sala de Recursos Multifuncional das escolas da rede municipal. Este é o tema de uma assessoria pedagógica oferecida aos docentes do setor pela Secretaria Municipal de Educação no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).

A sala multifuncional é um espaço organizado com material didático, professores especializados em Educação Especial, recursos pedagógicos, tecnológicos, de acessibilidade e de natureza pedagógica. A assessoria visa complementar o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades e/ou superdotação, transtornos funcionais específicos (TFE) e transtornos mentais matriculados nas escolas da rede municipal.

“Esse treinamento tem o intuito de auxiliar os professores a eliminar barreiras que possam impedir o processo de escolarização. A complementação refere-se ao conjunto de métodos, estratégias e recursos de acessibilidade para que aos estudantes com deficiências e transtornos acessem o currículo escolar”, explica a secretária da Educação de Umuarama, Mauriza de Lima Menegasso.

A suplementação refere-se ao conjunto de estratégias de enriquecimento curricular desenvolvidos para os estudantes com altas habilidades/superdotação. “Esse treinamento responde, também, a uma cobrança da sociedade sobre as formações para esses professores. Aqui em nossa cidade eles passam por treinamento constante, visando oferecer uma atenção especializada para os alunos, promovendo seu desenvolvimento e qualidade de vida na rotina escolar”, completou a secretária.

Os professores também foram assessorados sobre o processo de avaliação diagnóstica dos estudantes público-alvo atendido na sala multifuncional.

A assessoria pedagógica se estendeu durante todo o dia, sob a condução das coordenadoras educacionais Angela Pinto Tavares Baccarin e Francielle Dada de Oliveira e da equipe multiprofissional constituída pelo assistente social Welington Douglas da Silva Oliveira, a fonoaudióloga Bruna Quevedo Silva, as psicólogas Jôze Kelly Fator e Tayná Ceccon Martins e a psicopedagoga Cristiane da Conceição Pereira Martins.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

5 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

5 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

6 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

6 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

7 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais