Fotos: Colaboração OBemdito
A moradora Eliane da Silva Neves do bairro Jardim das Garças III, em Umuarama, entrou em contato com OBemdito para denunciar um crime ambiental. A Sanepar despejou esgoto em um dos rios da localidade, após um problema elétrico na estação de bombeamento, resultando em mau cheiro e diversos problemas para os moradores da área.
“Era mais ou menos 2h quando a Simepar começou a jogar resíduos no rio, levantando aquele mau cheiro. Fui almoçar e não consegui nem comer, pois o fedor está insuportável. Estamos pedindo ajuda, pois agora eles fazem isso na madrugada ou em dias de feriado, pois sabem que está tudo fechado e estão abusando da gente. Passamos mal com esse cheiro”, relatou Eliane.
Segundo uma nota enviada pela Sanepar, houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto próxima à região, e o sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse realizado o acionamento manual. Segundo a instituição o bombeamento está operando normalmente desde ontem, e o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento.
Porém não é isso que os moradores da região relatam, Eliana também disse que “não soltaram poucos minutos não, ficaram despejando até próximo do almoço [desta terça-feira] e só pararam depois que começamos a filmar e os veículos de comunicação começaram a aparecer. Alguém deve ter avisado que estávamos denunciando. Não é a primeira vez que isso acontece, já denunciamos outras vezes. Já houve multas, muitos ali receberam indenização”.
OBemdito também entrou em contato com o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso, que informou que a denúncia chegou ontem à tarde.
“Isso configura como crime ambiental. Fomos até o local, tiramos fotos e coletamos amostras. Não foram poucos minutos de despejo. Mas hoje, a partir das 14h, tomaremos as medidas cabíveis e eles responderão pelo crime”.
“Sobre a reclamação de vazamento de esgoto na região do Jardim das Garças, em Umuarama, a Sanepar informa que, na terça-feira (13), houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto que fica próxima a esta região. O sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse feito o acionamento manual. O bombeamento está operando normalmente, desde ontem, e o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento“.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais