Fotos: Colaboração OBemdito
A moradora Eliane da Silva Neves do bairro Jardim das Garças III, em Umuarama, entrou em contato com OBemdito para denunciar um crime ambiental. A Sanepar despejou esgoto em um dos rios da localidade, após um problema elétrico na estação de bombeamento, resultando em mau cheiro e diversos problemas para os moradores da área.
“Era mais ou menos 2h quando a Simepar começou a jogar resíduos no rio, levantando aquele mau cheiro. Fui almoçar e não consegui nem comer, pois o fedor está insuportável. Estamos pedindo ajuda, pois agora eles fazem isso na madrugada ou em dias de feriado, pois sabem que está tudo fechado e estão abusando da gente. Passamos mal com esse cheiro”, relatou Eliane.
Segundo uma nota enviada pela Sanepar, houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto próxima à região, e o sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse realizado o acionamento manual. Segundo a instituição o bombeamento está operando normalmente desde ontem, e o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento.
Porém não é isso que os moradores da região relatam, Eliana também disse que “não soltaram poucos minutos não, ficaram despejando até próximo do almoço [desta terça-feira] e só pararam depois que começamos a filmar e os veículos de comunicação começaram a aparecer. Alguém deve ter avisado que estávamos denunciando. Não é a primeira vez que isso acontece, já denunciamos outras vezes. Já houve multas, muitos ali receberam indenização”.
OBemdito também entrou em contato com o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso, que informou que a denúncia chegou ontem à tarde.
“Isso configura como crime ambiental. Fomos até o local, tiramos fotos e coletamos amostras. Não foram poucos minutos de despejo. Mas hoje, a partir das 14h, tomaremos as medidas cabíveis e eles responderão pelo crime”.
“Sobre a reclamação de vazamento de esgoto na região do Jardim das Garças, em Umuarama, a Sanepar informa que, na terça-feira (13), houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto que fica próxima a esta região. O sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse feito o acionamento manual. O bombeamento está operando normalmente, desde ontem, e o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento“.
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais