Foto: Rosângela

Umuarama

Incêndio de grandes proporções atinge pastagens e canavial em Serra dos Dourados

Moradores estão desde as 9h ajudando a combater o fogo e tiveram que retirar os animais do pasto

Foto: Rosângela
Incêndio de grandes proporções atinge pastagens e canavial em Serra dos Dourados
Jaqueline Mocelin
OBemdito
5 de agosto de 2021 19h07

Um incêndio de grandes proporções está ocorrendo desde a manhã desta quinta-feira (5) em Serra dos Dourados. Uma senhora que esteve da localidade para ajudar a combater as chamas, chamada Rosângela, manteve contato com OBemdito para relatar a situação.

Ela informou que o fogo está consumindo vários alqueires de pastagens em propriedades rurais na região do Haras Xavier e da propriedade de Jumbo Auto Peças. Comentou ainda que as chamas começaram em um canavial. O irmão dela, José Maria de Oliveira e a esposa Eva, perderam 6 alqueires de pastagem.

Com as geadas dos últimos dias a palha da cana está seca, assim como a pastagem. Desta forma, o fogo se alastra rapidamente.

Rosângela contou que vários moradores precisaram retirar o gado do pasto para evitar que os animais morressem. Além disso, ela informou que os moradores estão machucados e com queimaduras nos pés de tento combater o fogo, principalmente para evitar que chegasse às casas e demais construções.

Conforme Rosângela, os caminhões-pipa da usina estão ajudando. Ela questionou a demora do Corpo de Bombeiros para auxiliar.

OBemdito manteve contato com os bombeiros. As informações preliminares são de que às 19h ainda havia equipe no local combatendo o incêndio. “Estamos desde o meio dia lá. O incêndio ganhou grandes proporções e ainda não está controlado”, informou o Cobom, que acrescentou que assim que a ocorrência for finalizada as informações serão divulgadas para a imprensa.

Enquanto os bombeiros combatiam as chamas em um dos lados, orientaram os moradores a fazer aceiros, passando o trator 3 ou 4 vezes em cada local para retirar a vegetação e revolver a terra. Desta forma o fogo perde a força. A tentativa é impedir que o fogo chegue às moradias.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.