Foto: Assessoria PMU
O Ambulatório de Infectologia de Umuarama inicia na manhã desta segunda-feira (5) uma programação especial para o Carnaval 2024, com palestras sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e aids, panfletagens e apresentações especiais em instituições de ensino. O cronograma tem oito encontros agendados e conta com o apoio de profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social.
Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, os trabalhos para a Campanha de Carnaval começam com uma palestra às 8h30 para dependentes de substâncias químicas e etílicas atendidos pelo Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com a psicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de psicologia Lorena Ruiz.
“No mesmo horário, estagiárias de Enfermagem fazem uma panfletagem com orientações no CEM (Centro de Especialidades Médicas), em ação que será repetida a partir das 13h30”, detalha.
Na terça-feira (6), a panfletagem acontece nos mesmos horários, porém na área de recepção da Secretaria Municipal de Saúde. Na quarta-feira (7), a partir das 8h, estagiárias de Enfermagem e Psicologia vão até o Centro Pop para realizar um bate-papo informativo e panfletagem.
Na quinta-feira (8), às 9h30, a psicóloga Lucinéia Ceolin fala sobre ISTs para alunos do Ensino Médio no Sesc e na sexta-feira (9), a partir das 8h, haverá a apresentação de vídeo produzido por alunos da Rede Estadual de Ensino, dentro do Projeto Prevenção e Sexualidade. “Este material também será disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura”, indica Maria de Lourdes.
Médico infectologista, Dr. Ricardo Delfini Perci, afirma que nunca é demais chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção. “As hepatites B e C, por exemplo, são doenças silenciosas, portanto as pessoas podem ter e não saber. A aids continua sendo ativa no mundo – e na nossa cidade não é diferente. Temos ainda casos de HPV, de sífilis e outras doenças que podem ser evitadas com o uso de preservativos”, alerta.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais