Foto: Assessoria PMU
O número de casos de covid-19 em Umuarama tem mantido a média de 3,5 por dia, segundo sistema de controle realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, o número de internamentos também tem sido pequeno. Estes dois fatores devem ser os responsáveis pela baixa procura pelas vacinas contra o coronavírus, em análise do secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.
Para se ter uma ideia, durante todo o mês de dezembro de 2023, apenas 452 pessoas foram imunizadas com a vacina bivalente – eficaz exatamente na redução do risco de internações, complicações e mortes por covid-19. “Temos observado que a população em geral já está despreocupada, que nem tem pensado mais em pandemia, em coronavírus, em imunização. Mas isso é um erro, pois devemos ainda tomar cuidados para que essa ‘tranquilidade’ se justifique”, comentou o secretário.
Ele afirma que as vacinas contra a covid, recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte. “Além disso, as vacinas são eficazes na redução da transmissão do vírus. Embora possam não impedir completamente a infecção, as vacinas contribuem para que os sintomas sejam leves ou mesmo ausentes nas pessoas vacinadas que são infectadas. No caso de pessoas com comorbidades crônicas ou graves é ainda mais recomendável essa imunização”, ressalta.
Em Umuarama os imunizantes contra a covid – todas as doses – são disponibilizados nas unidades de saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. “Das 452 doses bivalentes aplicadas em dezembro, a menor faixa etária de vacinação foi no público de 12 a 19 anos e a maior naqueles com 65 a 69 anos. A Vigilância em Saúde está realizando estratégias em conjunto com APS (Atenção Primária em Saúde) para aumento da vacinação, ressaltando sobre a importância da imunização principalmente de crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, informa o secretário.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais