Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Forças definem ação conjunta para segurança dos visitantes da Expo Umuarama

Entre os aparatos tecnológicos a serem utilizados no evento está um drone que capta o calor humano mesmo no escuro

Representantes das principais forças de segurança do Estado na sede da Sociedade Rural de Umuarama (FOTO: DIVULGAÇÃO/SRU)
Representantes das principais forças de segurança do Estado na sede da Sociedade Rural de Umuarama (FOTO: DIVULGAÇÃO/SRU)
Forças definem ação conjunta para segurança dos visitantes da Expo Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 12h08 - Modificado em 14 de fevereiro de 2024 às 20h42
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Uma reunião na noite desta terça-feira (23) na sede da Sociedade Rural (SRU) selou a linha de atuação dos representantes das principais forças de segurança para garantir a tranquilidade dos visitantes da 49ª Expo Umuarama/22ª Internacional, que será realizada de 7 a 17 de março próximo. 

Da Polícia Civil, participaram o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) Gabriel Menezes, o delegado adjunto Adailton Ribeiro e o delegado operacional Leonardo Martinez. Menezes confirmou a vinda da unidade da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), com equipe exclusiva para ao atendimento ao público da Expo, e o aumento do efetivo operacional para agilizar os registros de flagrantes.

O comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, major Claudio Longo da Silva, foi representado pelo capitão Claudio Rocha e pela capitã Bruna Galli Silva. Eles confirmaram efetivos especializados para a vigilância em plataformas e a utilização de um drone com câmera termal. 

O equipamento, da mais avançada tecnologia, oferece altíssima resolução e consegue captar, mesmo em áreas de luminosidade reduzida, o calor térmico humano. A vinda da cavalaria também foi sinalizada positivamente.

O capitão Alcimar Crescêncio, do 3º Pelotão da Força Verde de Umuarama, disse que o quadro de policiais será reforçado no período da exposição. Esta foi a 20ª reunião de preparativos para a segurança da Expo Umuarama que contou com a presença de Crescêncio. “Nosso reconhecimento a esse trabalho dedicado de tantos anos à segurança da nossa cidade e região”, agradeceu o presidente da SRU, Milton Gaiari.

O diretor da Guarda Municipal de Umuarama, Valdiney Rissato, e o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Gonçalves Capelli, informaram que a sinalização nas áreas externas do parque Dario Pimenta da Nóbrega será reforçada. O objetivo é facilitar e agilizar o acesso do público ao local que sedia um dos maiores eventos agropecuários, comerciais e regionais do Sul do Brasil.

A SRU trabalha com expectativa de atrair público recorde nesta 49ª edição. Pelo menos 300 mil pessoas são esperadas nos 11 dias da Feira. Seis deles (7/3, 10/3, 11/3, 12/3, 13/3 e 14/3) serão de entrega gratuita para público, com direito a assistir um dos melhores rodeios em touros e cavalos do Paraná.

Corpo de Bombeiros

O major Andrey Falkner Fernandes, comandante do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente, destacou que a estratégia adotada pela corporação em 2023 será mantida este ano. “O trabalho funcionou bem e nós vamos mantê-lo nesta edição”.

O IAT (Instituto Água e Terra), ligado ao governo do Estado, foi representado pelo chefe do escritório regional, Luis Carlos Borges Cardoso. O governo estadual é um dos maiores parceiros da SRU na realização da Expo Umuarama.

Segurança privada

O presidente da SRU apresentou a empresa que fará a segurança privada da Feira, a Alcateia, representada por seu diretor Odair José Scarso. Cerca de 200 profissionais serão colocados à disposição dentro do parque e nas áreas adjacentes. A equipe é a mesma que atuou na Expo 2023 e foi recontratada por atender as exigências da Sociedade Rural e atuar em conjunto com as forças oficiais. 

Crateras na PR-323

Na reunião foi demonstrada preocupação com as crateras abertas pelas chuvas no trecho da PR-323 que fica no perímetro urbano de Umuarama. O governo do Estado já iniciou a obra emergencial no local, mas a previsão é de que os trabalhos só sejam concluídos dentro de no mínimo três meses. 

A rodovia é um dos principais eixos de ligação com o parque. O objetivo é encontrar uma forma de desvio eficiente para não gerar engarrafamentos a caminho da Expo. Reuniões serão propostas com o DER e a Polícia Rodoviária Estadual, para ação conjunta.

A reunião contou com a participação em peso da diretoria da Sociedade Rural. Também estiverem presentes os ex-presidentes Sidney Lujan e Ailton Esteves, que hoje integram o conselho consultivo da entidade. Lujan e Esteves estão entre os fundadores da SRU e acumulam décadas de serviços prestados ao agronegócio regional.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.