Fotos: Secretaria de Esportes do Estado do Paraná

Esporte

Umuarama recebe a 30ª edição do Transparaná, o maior rally de regularidade do mundo

Fotos: Secretaria de Esportes do Estado do Paraná
Umuarama recebe a 30ª edição do Transparaná, o maior rally de regularidade do mundo
Stephanie Gertler
OBemdito
19 de janeiro de 2024 19h13

O maior rally de regularidade do mundo, o Transparaná, está prestes a celebrar suas três décadas de história em 2024. Com um trajeto que ultrapassará os dois mil quilômetros, iniciando em Guaíra e terminando em Guaratuba, no litoral, a 30ª edição do evento retornará às suas raízes entre os dias 11 e 17 de fevereiro, incluindo a passagem por Umuarama antes de chegar a Curitiba.

Ao longo de sete dias, os participantes do Rally 4×4, Trilha 4×4, Adventure e Motos enfrentarão emoções, aventuras e adrenalina. Nesta edição todas as categorias seguirão o mesmo percurso, respeitando as particularidades de cada uma, mas compartilhando as mesmas cidades de chegada e largada: Guaíra, Apucarana, Umuarama, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba.

O Rally Transparaná integrante dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN), é promovido pelo Jeep Clube de Curitiba em colaboração com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, da Federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.

Além disso, conta com o apoio das prefeituras de Guaíra, Guarapuava, Umuarama, Castro, Apucarana e Guaratuba, além do patrocínio de entidades como Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, entre outros.

No que diz respeito à competição a prova promete trechos e cidades inéditos, alterando o terreno diariamente. Conforme destacado pelos organizadores da prova, trata-se de um desafio técnico, com percursos extensos que atravessam canaviais com solo de arenito, canaviais com terra vermelha, áreas de reflorestamento, cortando estradas e fazendas, além de muitas pistas inéditas especialmente criadas para marcar os 30 anos do Rally de Regularidade Transparaná. Ao todo, serão 19 etapas distribuídas ao longo de sete dias.

(OBemdito e Assessoria Transparaná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.