Fotos: Divulgação/Redes sociais PMPR

Umuarama

Banda da Polícia Militar realiza apresentação gratuita no Centro Cultural Vera Schubert

Banda da Polícia Militar realiza apresentação gratuita no Centro Cultural Vera Schubert
Stephanie Gertler
OBemdito
19 de janeiro de 2024 17h40

Os ingressos para a apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR), marcada para o dia 30 de janeiro às 19h no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, já estão disponíveis para retirada. O evento é uma celebração pelos 10 anos do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Para adquirir os ingressos gratuitos os interessados devem entrar em contato pelo telefone (44) 99861-8434. A entrega dos bilhetes acontece no 25º BPM, situado na avenida Cabo Francisco Damião da Silva, 4810, bairro Jardim Social.

História

A Banda da PMPR teve início em 1857, quando o então presidente da província, Zacarias de Goes e Vasconcelos, assinou a Lei nº 30, autorizando o Tesouro Público a dispensar verbas para sua criação, formalizada em 4 de julho do mesmo ano por meio do Ato nº 86. Era a única organização musical oficializada na província.

A constituição efetiva ocorreu em 7 de setembro de 1861, quando a banda fez sua primeira apresentação pública. A partir daí, passou a participar ativamente das solenidades militares, festas religiosas e civis da comunidade.

O músico Bento Antonio de Menezes foi o primeiro maestro da banda, permanecendo na função por 23 anos. Atualmente, o maestro da banda é o tenente Elizeu da Silva. O grupo desempenha um papel fundamental como representante da corporação e é composta por 60 músicos militares.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<