Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Paraná

Defesa Civil emite novo aviso de possibilidade de chuva intensa na região de Umuarama

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Defesa Civil emite novo aviso de possibilidade de chuva intensa na região de Umuarama
Redação
OBemdito
15 de janeiro de 2024 15h09

A Defesa Civil do Paraná emitiu um novo aviso de possibilidade de chuvas intensas, com raios e vendaval para a região de Umuarama. O alerta foi emitido por volta das 14h40 desta segunda-feira (15) e tem vigência de 6 horas, ou seja, é válido até 20h40.

A orientação é para que as pessoas monitorem a situação e se protejam em local seguro.

Para esta semana a previsão do Simepar indica que Umuarama enfrentará um período de tempo instável. Hoje o dia está parcialmente nublado com pancadas de chuva e temperaturas entre 23ºC e 31ºC. Na terça-feira (16), há previsão de sol, mas na quarta-feira (17) e quinta-feira (18) o instituto de meteorologia aponta para dias nublados, com a volta da chuva na sexta-feira (19), estendendo-se até domingo (21).

O Simepar informou que neste início de semana o tempo fica instável e abafado em várias regiões do Paraná. No interior do estado, pancadas de chuva ocorrem em vários momentos do dia, ou seja, já pela manhã há chance de chuvas. Na RMC e litoral a instabilidade ocorre preferencialmente a partir da tarde.

Há risco de tempestades, com ventos fortes associados. Contudo, estas tempestades ocorrem de forma isolada, situação bastante comum nesta época de verão.

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia também divulgou um alerta amarelo indicando o risco de tempestades no Paraná (incluindo a região de Umuarama), em Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.

O aviso foi emitido 10h04 desta segunda-feira e tem vigência até 23h59 de hoje.

Riscos Potenciais

INMET publica aviso iniciando em: 15/01/2024 10:04. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas afetadas

Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Litoral Sul Paulista.

Imagem: Inmet

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.