Umuarama

Prefeitura retira ‘anjinhos’ e prepara instalação de radares para coibir alta velocidade

Após a retirada dos 22 redutores de velocidade, mais conhecidos como “anjinhos”, das vias onde estavam instalados, agora a Prefeitura de Umuarama trabalha para concluir uma nova licitação para a contratação de novos equipamentos. Os redutores estavam inoperantes desde o final do mês de dezembro.

Instalados em 2020, os equipamentos estavam com o contrato vencido desde julho do ano passado. Apesar disso, tinham sido mantidos nas vias pela empresa, sem custo para o município, que decidiu pedir a retirada devido à manutenção que estava sendo necessária sempre que chovia de forma mais intensa na cidade.

A ideia, a partir de agora, é instalar, além dos redutores, também radares, que irão multar o excesso de velocidade. Os novos equipamentos serão dotados de câmeras, que identificam placas de veículos usados em crimes ou que tenham sido furtados ou roubados.

“Não vamos colocar nos mesmos locais. Faremos uma redistribuição, porque a ideia não é apenas a questão da educação, mas também trabalhar para identificar crimes que por ventura tenham ocorrido”, afirma o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Gonçalves Capelli.

Os novos locais, onde os equipamentos devem ser instalados serão escolhidos a partir de um estudo que foi realizado e que traz as vias com maiores problemas devido à alta velocidade. “São as vias maiores, principalmente as coletoras de bairro. Entre elas podemos citar a Ivo Shizuo Sooma, a Avenida Portugal e Paraná [Prolongamento entre a Uopeccan e a nova rodoviária”, detalha.

Atualmente, a fiscalização eletrônica não multa quem excede a velocidade. Apenas são multados motoristas que furam o sinal. “Ainda não sabemos quem vai oferecer os radares, talvez a mesma empresa, isso vai depender. O importante é que os radares também serão instalados em pontos específicos”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura pretende finalizar todo o processo no mês de abril. Ainda não há um número exato de quantos equipamentos deverão ser instalados.

ATUALIZAÇÃO ÀS 15H

De acordo com Capelli, no início do antigo contrato eram 24 anjinhos. “A ideia é locar aproximadamente 12 equipamentos educativos e instalar mais 4 radares para coibir e multar aqueles condutores que andam acima da velocidade permitida para a via”.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

19 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

40 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais