Foto de Stephanie Gertler Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para Umuarama e região nesta sexta-feira

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para Umuarama e região nesta sexta-feira
Imagem: Inmet
Foto de Stephanie Gertler
Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 14h47 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 18h43

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, para a possibilidade de ocorrência de chuvas quase todas as regiões do Paraná, abrangendo Umuarama e municípios vizinhos. O aviso foi emitido às 8h desta sexta-feira (29) e terá vigência até às 23h59.

Segundo o órgão há previsão de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de 40 a 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. O risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e inundações é considerado baixo.

O Simepar explicou que esse cenário está relacionado a uma nova frente fria. Entretanto, nesta sexta-feira, as temperaturas ainda tendem a subir. A previsão alerta que em Umuarama os termômetros devem alcançar 35ºC a partir das 14h.

No sábado (30) são esperadas mudanças nas condições climáticas do Paraná. Áreas de instabilidade ligadas a um sistema frontal provocarão pancadas de chuva com descargas elétricas em várias regiões do estado. Em Umuarama, a previsão indica uma mínima de 23ºC e máxima de 32ºC, com pancadas de chuva previstas das 12h às 16h.

No dia da véspera de Ano Novo, domingo (31), a previsão sugere que o céu estará nublado e as temperaturas tendem a ser mais amenas, com mínima de 23ºC e máxima de 29ºC. Isso proporcionará aos umuaramenses a possibilidade de aproveitar as festividades sem sofrer com tanto calor.

No primeiro dia de 2024, as temperaturas devem ser ainda mais agradáveis com mínima de 21ºC e máxima de 28ºC, proporcionando um início de ano agradável para todos.

Imagem: Simepar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Stephanie Gertler

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.