Foto: Arquivo da família

Funcionário da Sanepar de Umuarama precisa de doações de sangue urgente

O funcionário de carreira da Sanepar de Umuarama, Jorge Paulo Silva, está internado na UTI do Hospital Cemil tratando uma […]

Redação Publisher do OBemdito
Foto: Arquivo da família
Funcionário da Sanepar de Umuarama precisa de doações de sangue urgente
Redação
OBemdito
26 de dezembro de 2023 11h37

O funcionário de carreira da Sanepar de Umuarama, Jorge Paulo Silva, está internado na UTI do Hospital Cemil tratando uma infecção gravíssima e precisa de doações de sangue. A família e amigos de Jorge fazem um apelo à comunidade de Umuarama e região.

As doações podem ser agendadas pelo fone (44) 3621-8300 ou diretamente no Hemonúcleo de Umuarama, que fica na avenida Manaus, 4444 – Centro Cívico ao lado do Centro Cultural Schubert, nos seguintes horários: das 8:00 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira.

O tipo sanguíneo de Jorge é B-, que só recebe doações dos tipos B- ou O-. A família faz um apelo especial para os doadores, lembrando que qualquer tipo sanguíneo pode ser doado.

Para doar é necessário:

• Estar em boas condições de saúde
• Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
• Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR
• Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
• Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

*A matéria foi atualizada às 12h51 para correção das informações sobre os estoques de sangue do Hemonúcleo de Umuarama, que de acordo com o diretor Claudio Francisconi, estão dentro da normalidade.

(Colaboração Rosi Rodrigues)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.