Fotos: PMU

Umuarama

Umuarama: melhores redações de alunos 5º ano são premiados em Concurso MPT na Escola

Fotos: PMU
Umuarama: melhores redações de alunos 5º ano são premiados em Concurso MPT na Escola
Redação
OBemdito
14 de dezembro de 2023 15h23

Alunos do 5º ano das 22 escolas municipais de Umuarama participaram do projeto “Estudar, Brincar e Aprender – Trabalhar só quando crescer”, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria de Assistência Social. A premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no anfiteatro do Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto.

Cerca de 1070 alunos de 42 turmas de 5º ano produziram redações para conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil e os três melhores trabalhos de cada turma foram selecionados por uma comissão julgadora formada pela equipe da Secretaria de Educação, sob os critérios de coerência, originalidade e criatividade, entre outros.

A premiação foi adquirida com recursos do MPT, representado no evento pelo procurador do Trabalho André Vinicius Melatti. Os vencedores de cada escola receberam um tablet, o segundo lugar levou um smartwatch (relógio digital) e para o terceiro colocado foi entregue um fone de ouvido sem fio (bluetooth). Os professores dos alunos também receberam relógios inteligentes.

“Num momento de festa, com crianças felizes, agradeço a parceria com a Educação e toda equipe que se envolveu nesse grande trabalho, professores, diretores e familiares dos alunos, que incentivam seus filhos a estudar. O trabalho infantil pode comprometer o futuro das crianças, por isso deve ser combatido”, defendeu o procurador.

A secretária da Educação, Mauriza Lima Menegasso, também agradeceu aos parceiros do projeto e ao MPT pelo trabalho de fiscalização e por defender o direito da criança ir à escola.

“Trabalhar, só se for em casa, ajudando os pais. A criança precisa completar a educação básica, o ensino médio, adquirir o conhecimento, a tecnologia e se preparar para depois começar a trabalhar”, apontou.

Mauriza parabenizou os pais, que incentivam os filhos a estudar e a participar do concurso de redação, e também à equipe de cada escola envolvida na realização. Lembrou nesta sexta-feira, 15, termina o ano letivo a na próxima segunda, 18, acontece o conselho de classe e inicia o planejamento para o próximo ano, bem como o atendimento das demandas de cada instituição de ensino.

O prefeito Celso Pozzobom foi representado pelos secretários municipais de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, e de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, que também participaram da premiação.

“O prefeito tem orgulho dos professores da rede municipal e satisfação pelos resultados. Ele deixou um abraço e convida a todos para as atrações natalinas de Umuarama, que começam nesta quarta”, disse o secretário. O evento terminou com um café da manhã servido aos alunos, familiares e à comunidade escolar presente.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.