Fotos: PMU

Umuarama

Após ampla reforma, Guarda Mirim de Umuarama é oficialmente inaugurada

A sede da instituição ganhou um visual renovado, além de melhorias estruturais

Fotos: PMU
Após ampla reforma, Guarda Mirim de Umuarama é oficialmente inaugurada
Redação
OBemdito
14 de dezembro de 2023 07h14

A Guarda Mirim de Umuarama, que atende centenas de adolescentes em contraturno escolar e os encaminha ao primeiro emprego, passou por uma grande reforma e ganhou um visual renovado, além de melhorias estruturais. A inauguração aconteceu no final da tarde desta terça-feira (12) na sede da instituição – localizada na avenida Portugal, próximo ao entroncamento com a rua Monteiro Lobato.

Mantida pela Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), a Guarda Mirim tem quase 50 anos de história – período em que milhares de crianças e adolescentes participaram de atividades sociais, culturais e de cidadania, realizaram cursos profissionalizantes e foram encaminhados para o mercado de trabalho.

“Conheço jovens daqui que foram contratados pela Prefeitura, fizeram carreira e alguns até já se aposentaram. Temos egressos da Guarda Mirim em muitas empresas de Umuarama e esse trabalho merece todo o nosso apoio. Inclusive temos intenção de construir uma nova unidade, futuramente, para acolher uma parte dos 900 jovens que estão na fila à espera de uma vaga”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom, que prestigiou a inauguração ao lado de secretários municipais e lideranças.

A reforma foi possível depois que a instituição foi contemplada pela ação Dia de Cooperar (Dia ‘C’), instituída em 2009 pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) para desenvolver atividades de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

“A Guarda Mirim atua há 49 anos em Umuarama, atendendo a cerca de 300 jovens e suas famílias, através da preparação, inserção no mercado de trabalho e do Programa Adolescente Aprendiz”, explica coordenadora Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima, que fez um agradecimento e homenagens a diretores e gerentes do Sicredi presentes ao evento, que teve ainda uma apresentação empolgante da premiada Fanfarra da Guarda Mirim.

Graças a parcerias com várias empresas, especialmente o Sicredi, e á Prefeitura – que cedeu material de construção – as obras contemplaram a reforma completa dos pavilhões 1 e 2, implantação de fachada, quadra coberta e ações de paisagismo.

“Ganhamos uma nova identidade visual desenvolvida pelo parceiro Danilo Orsi, que se tornou um dos voluntários desse projeto”, destacou a coordenadora.

Durante o período de obras, a instituição funcionou em um espaço cedido pelo município na rua Pinguim, esquina com a Anhumai, na Zona VI, com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social. A Prefeitura cedeu as antigas instalações do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) para que os serviços não fossem interrompidos.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.