Cotidiano

Criança com autismo é deixada para dormir em banheiro de escola e causa revolta

Moradores de Pains, localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, manifestaram indignação diante de uma fotografia que exibe uma criança dormindo no chão do banheiro de uma escola municipal. Na imagem, o menino está vestido com bermuda e deitado próximo ao vaso sanitário. A Prefeitura de Pains emitiu uma nota anunciando a investigação do ocorrido.

No relato a mãe da criança revelou ter sido informada durante uma reunião na Escola José Maria Fonseca, ainda em outubro, sobre a prática de colocar seu filho para dormir no banheiro da instituição, algo que também acontecia com outros estudantes. A justificativa dada era de que o ambiente seria mais fresco.

Ainda segundo o relato da mãe, a direção da escola mencionou que ex-funcionárias, demitidas anteriormente, estavam ameaçando divulgar registros do menino e de outras crianças dormindo no banheiro como forma de pressionar pela readmissão. Na ocasião, em outubro, a mãe não teve acesso aos materiais que comprovassem a situação e foi orientada a buscar as monitoras dispensadas para resolver o caso.

Sem evidências de que seu filho era colocado para dormir no banheiro, a mãe se viu limitada em suas ações até o início desta semana. Foi somente na segunda-feira (4) que Milene Milheiros recebeu a foto do filho dormindo no banheiro da escola e buscou auxílio da Polícia Militar no dia seguinte. Ela expressou sua revolta diante da situação.

“Eu fiquei revoltada né?! a escola jogou a culpa nas monitoras tirando totalmente a responsabilidade da escola. Eu ouvi aquilo e não tinha vídeo, não tinha foto, saí de lá triste, revoltada, sem nada”, declarou.

A mãe conseguiu a imagem por meio de outra mãe de aluno da mesma escola, que presenciou o momento em que o filho de Milene estava no banheiro. Após confirmar a veracidade, a mãe retirou imediatamente o garoto da instituição. A criança tem 2 anos e foi diagnosticada com autismo.

Atualmente, Milene está mobilizando esforços em busca de justiça não só para o ocorrido com seu filho, mas também para outras crianças na mesma escola. O BHAZ buscou contato com a Prefeitura de Pains, o prefeito e a Secretaria de Educação da cidade nesta quinta-feira (7), porém, não obteve resposta. A matéria será atualizada assim que houver manifestações por parte das autoridades.

A posição oficial da Prefeitura de Pains é a seguinte: “A Prefeitura Municipal de Pains, em conjunto com a Secretaria de Educação, comunica a toda a população que está tomando todas as providências necessárias para apurar o caso envolvendo uma criança na escola da Rede Municipal de Educação”.

(Com informações BHAZ)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

48 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais